Faculdades Mentais Saudáveis



Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1 Coríntios 6:19.

A saúde é um grande tesouro. É o mais valioso bem que os mortais podem possuir. Riqueza, honra ou cultura custam muito caro se forem adquiridas com prejuízo do vigor da saúde. Nenhuma dessas realizações pode assegurar a felicidade, se não houver saúde. É um terrível pecado abusar da saúde que Deus nos deu; pois todo abuso dessa natureza debilita a nossa vida e constitui um prejuízo, mesmo que obtenhamos toda a educação possível. 

Espírito Santo o Que Mais Precisamos





Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor nasce sobre ti. Porque eis que as trevas cobrem a Terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti aparece resplendente o Senhor, e a Sua glória se vê sobre ti. Isaías 60:1-2.

Nosso Redentor passou noites inteiras em oração a Seu Pai; e o fundamento da igreja cristã e da atividade missionária é lançado no próprio elemento da oração. Os discípulos estavam de comum acordo em um mesmo lugar, clamando ao Senhor para que o derramamento do Seu Santo Espírito lhes sobreviesse.

Embora o Espírito Santo seja dado ricamente por vários meios, quanto mais o buscamos tanto mais amplo será o derramamento. 

Provérbios 4:4-18.






E ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive.
Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca.

Não a abandones e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá.
A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento.
Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará.

Dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará.
Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se multiplicarão os anos da tua vida.

No caminho da sabedoria te ensinei, e por veredas de retidão te fiz andar.
Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e se correres não tropeçarás.
Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.

Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus.
Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo.

Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono se não fizerem alguém tropeçar.
Porque comem o pão da impiedade, e bebem o vinho da violência.

Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.
Provérbios 4:4-18

Testemunhar Como Jesus





Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um. Colossenses 4:5-6.

É verdade que nos é ordenado: “Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a voz como a trombeta e anuncia ao Meu povo a sua transgressão e à casa de Jacó, os seus pecados”.Isaías 58:1. Essa mensagem tem de ser dada, mas, apesar disso, devemos ter o cuidado de não acusar, constranger e condenar os que não possuem a luz que possuímos.

No Mundo, Mas Diferentes





Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes dAquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz. 
1 Pedro 2:9.

Quando lemos a Palavra de Deus, quão claro está que Seu povo deve ser peculiar e distinto do mundo incrédulo que o cerca. Nossa posição é interessante e temível. Vivendo nos últimos dias, quão importante é que imitemos o exemplo de Cristo, e andemos como Ele andou. “Se alguém quer vir após Mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-Me”. Mateus 16:24. As opiniões e sabedoria dos homens não nos devem guiar ou governar. Elas sempre nos afastam da cruz.

Que nada nos impeça de seguir à Cristo






Eis que o SENHOR esvazia a terra, e a desola, e transtorna a sua superfície, e dispersa os seus moradores.

E o que suceder ao povo, assim sucederá ao sacerdote; ao servo, como ao seu senhor; à serva, como à sua senhora; ao comprador, como ao vendedor; ao que empresta, como ao que toma emprestado; ao que dá usura, como ao que paga usura.

De todo se esvaziará a terra, e de todo será saqueada, porque o Senhor pronunciou esta palavra.

A terra pranteia e se murcha; o mundo enfraquece e se murcha; enfraquecem os mais altos do povo da terra.

Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna.

Por isso a maldição tem consumido a terra; e os que habitam nela são desolados; por isso são queimados os moradores da terra, e poucos homens restam.
Isaías 24:1-6

Isso já está acontecendo e poucos estão percebendo...Que o Espírito Santo abra nossos olhos para ver quão perto está o dia da volta de Jesus!
Muito mais rápido do que imaginamos o Homem do pecado se declarará estar no lugar de Deus...já começou mas ainda bem sutil...

Oro pra que todos os que almejam a presença de Jesus pra sempre, se prepare agora, pois muitos dos que hoje servem a Cristo, na prova final serão escandalizados e abandonarão os caminhos de Deus...

Que não seja eu, nem você, mas foi Jesus quem nos alertou.
É muito importante que busquemos estudar os conselhos que Cristo nos deu em Sua Palavra, veja se não está exato o que nos diz Mat. 24 e 25. Que profecias! Tudo está muito claro diante de nós.
É hora de uma entrega total, sem reservas...
Que nada nos impeça de segui-Lo...
 Enfim nunca saia de casa pra enfrentar a vida sem a presença de Jesus!  

As Palavras de Cristo





Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. João 1:17.

Jesus era a luz do mundo. Ele veio de Deus com uma mensagem de esperança e salvação para os filhos caídos de Adão. Se tão-somente homens e mulheres O receberem como seu Salvador pessoal, Ele prometeu restaurá-los à imagem de Deus e redimir todos que se houverem perdido pelo pecado. Ele apresentou aos seres humanos a verdade, sem nenhum filete de erro entrelaçado. Quando ensinava, Suas palavras vinham com autoridade, pois falava com conhecimento positivo da verdade.

Simpatia Se Revela em Ação




O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará. 
1 Coríntios 13:8.

Deus espera serviço pessoal da parte de todo aquele a quem confiou o conhecimento da verdade para este tempo. Nem todos podem ir a terras missionárias estrangeiras, mas todos podem ser missionários entre os familiares e vizinhos. Há muitas maneiras pelas quais os membros da igreja podem dar a mensagem aos que estão ao seu redor. Uma das maneiras mais bem-sucedidas é o viver cristão prestativo, altruísta.

Os que estão travando a batalha da vida com grandes desvantagens podem ser refrigerados e fortalecidos por pequeninas atenções que nada custam. Palavras bondosas, proferidas com simplicidade, pequenas atenções dispensadas sem ostentação, hão de afugentar as nuvens da tentação e dúvida que se adensam por sobre a pessoa. A verdadeira e sincera expressão de simpatia cristã transmitida com simplicidade tem poder para abrir a porta de corações que necessitam do simples e delicado toque do Espírito de Cristo.

Os Grandes Ideais Com Cristo




Porque assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança, a vossa força. Isaías 30:15.

O Senhor reconhecerá cada esforço que faz por alcançar o Seu ideal para com você. Quando comete um erro, quando é traído em pecado, não julgue que não poderá orar, que não é digno de vir perante o Senhor. “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo”. 1 João 2:1. Com os braços abertos aguarda o filho pródigo e o acolhe.

Provações hão de sobrevir. Assim é que o Senhor refina a rudeza de seu caráter. Não murmure. Lamentando-se, torna mais difícil a provação. Honre a Deus com uma submissão bem disposta. Suporte pacientemente a pressão. Ainda que lhe tenha sido feito algum mal, conserve o amor de Deus no coração.

Cada Verdade Deve Ser Posta em Ação






Dizei entre as nações: Reina o Senhor. Ele firmou o mundo para que não se abale e julga os povos com eqüidade. Salmos 96:10.

Homens e mulheres não devem ser atrofiados espiritualmente por uma ligação com a igreja, mas fortalecidos, elevados, enobrecidos, preparados para a mais sagrada obra já confiada a mortais. É propósito do Senhor ter um exército bem-treinado, pronto para entrar em ação a qualquer momento. Esse exército é composto por homens e mulheres bem-disciplinados que se colocaram sob influências que os prepararam para o serviço.

Os servos de Deus devem cuidar das pessoas como aqueles que devem prestar contas, e necessitam da permanente presença de Cristo em seu coração, para que possam levar pecadores a Ele. Precisam eles mesmos ter entregado tudo a Deus, para que possam falar àqueles por quem labutam sobre a necessidade e o significado de uma entrega sem reservas. Devem lembrar-se de que são obreiros juntamente com Deus.


A Voz de Deus, Sua Palavra




Se vós permanecerdes na Minha palavra, sois verdadeiramente Meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:31-32.

O jovem que faz da Bíblia seu guia não necessita enganar-se quanto ao caminho do dever e da segurança. Esse Livro lhe ensinará a manter a integridade de caráter, a ser fidedigno, a não usar de engano. Ele lhe ensinará que nunca precisa transgredir a lei de Deus a fim de realizar um desejo objetivo, mesmo que a obediência envolva sacrifício. Ele lhe ensinará que a bênção do Céu não repousará sobre ele, caso se aparte do caminho da retidão; que, embora os homens pareçam prosperar na desobediência, certamente colherão o fruto que semearam.

Unicamente os que lêem as Escrituras como a voz de Deus a lhes falar são verdadeiros discípulos. Tremem à Sua voz, pois ela lhes é viva realidade. Abrem o entendimento à divina instrução, e oram por graça a fim de obter preparo para o serviço. Ao ser a tocha celeste posta em suas mãos, o indagador da verdade vê a fraqueza que possuía, a enfermidade, sua completa impotência para promover a própria justiça. Vê que não existe em si coisa alguma que o recomende perante Deus. Ora pelo Espírito Santo, o representante de Cristo, para lhe servir de guia constante para conduzi-lo a toda a verdade. Repete a promessa: “Aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, vos ensinará todas as coisas”. João 14:26.

O diligente estudante da Bíblia crescerá continuamente em conhecimento e discernimento. Seu intelecto apreenderá elevados assuntos, e se apoderará da verdade das realidades eternas. Justos serão seus motivos de ação. Empregará o talento de sua influência para ajudar outros a compreenderem mais perfeitamente as responsabilidades que lhes são dadas por Deus. Seu coração será perene fonte de alegria ao ver o êxito que lhe assiste aos esforços de comunicar a outros as bênçãos por ele recebidas.

O Caráter é Revelado Em Cada Atitude




Poderei eu inocentar balanças falsas e bolsas de pesos enganosos? Miquéias 6:11.

Homem honesto, à maneira de Cristo julgar, é o que manifesta inflexível integridade. Pesos enganosos e balanças falsas, com os quais muitos buscam aumentar seus ganhos no mundo, são abominação à vista de Deus. Não obstante, muitos dos que professam guardar os mandamentos de Deus fazem uso de balanças e pesos falsos. Quando um homem se acha realmente ligado a Deus, e observando Sua lei em verdade, sua vida revelará esse fato; pois todas as suas ações se encontrarão em harmonia com os ensinos de Cristo. Não venderá sua honra por lucro. Seus princípios são edificados sobre o firme fundamento, e sua conduta em assuntos temporais é um transcrito de seus princípios.

Pais Vencedores




Se  os pais permitirem  que seus filhos façam o que querem, sua pureza e bondade de caráter logo desaparecerão. Ensinem seus filhos a obedecer. Que eles vejam que a autoridade dos pais deve ser respeitada. Isso pode parecer trazer-lhes um pouco de infelicidade agora, mas os livrará de muita infelicidade no futuro.

Quando as mães cedem à impaciência,  e tratam seus filhos asperamente, não estão aprendendo de Cristo, mas de outro, pois Jesus diz: Tomem sobre vocês o Meu jugo e aprendam de Mim, pois sou manso e humilde de coração,e encontrarão descanso para as suas almas. Pois o Meu fardo é leve e Meu jugo é suave (Mt 11:29-30). 

Testemunhar Por Cristo




Vós sois as Minhas testemunhas, diz o Senhor, o Meu servo a quem escolhi; para que o saibais, e Me creiais, e entendais que sou Eu mesmo, e que antes de Mim Deus nenhum se formou, e depois de Mim nenhum haverá. Isaías 43:10.

Satanás está constantemente desviando a atenção da fidelidade e aplicação nas obras essenciais de preparação para o grande evento que provará a alma de todo homem. A obra no santuário celestial está sendo levada avante. Jesus está purificando o santuário. A obra na Terra corresponde à obra no Céu. Os anjos celestiais  atuam constantemente para levar o homem, o instrumento vivente, a olhar para Jesus, contemplá-Lo e meditar sobre Ele, a fim de poder, em face à perfeição de Cristo, ficar impressionado com as imperfeições de seu próprio caráter. O Confortador prometido, Cristo declarou: “dará testemunho de Mim”. João 15:26. Essa é a essência da mensagem para este tempo.

Cristo é Nossa Luz





Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João. Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da Luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele. João 1:6-7.

A palavra de Deus para nós é: “Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste”. Mateus 5:48. Ele roga que todos crucifiquem o eu. Os que lhe atendem ficam cada vez mais fortes nEle. Aprendem diariamente de Cristo e, quanto mais aprendem, maior é o seu desejo de edificar o reino de Deus ajudando seu próximo. 

Quanto mais luz recebem, maior é o desejo de iluminar aos outros. Quanto mais falam com Deus, menos vivem para si mesmos. Quanto maior seus privilégios, oportunidades e facilidades para a obra cristã, maior é a obrigação que sentem de trabalhar pelos outros.

A natureza humana está sempre lutando por se manifestar. A pessoa que é aperfeiçoada em Cristo deve primeiro ser esvaziada do orgulho e da auto-suficiência. Então haverá silêncio no coração e a voz de Deus pode ser ouvida. Assim o Espírito poderá encontrar livre acesso. Deixe Deus trabalhar em e através de você. Então você poderá dizer com Paulo: “Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”. Gálatas 2:20. Mas até que o eu seja sacrificado no altar, até que deixemos o Espírito Santo nos moldar e nos formar à semelhança divina, não podemos alcançar o ideal de Deus para nós.

Cristo disse: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. João 10:10. Esta é a vida que precisamos ter, e precisamos tê-la abundante. Deus insuflará esta vida em toda vida que morrer para o próprio eu e viver para Cristo. Requer-se, porém, inteira renúncia de si mesmo. A menos que isso aconteça, levamos conosco o mal que destrói nossa felicidade.

O Senhor necessita de homens e mulheres que levem com eles na vida diária a luz de um exemplo piedoso, homens e mulheres cujas palavras e ações mostrem que Cristo está habitando no coração, ensinando, conduzindo e guiando. Ele precisa de homens e mulheres de oração, que, ao lutarem junto com Deus, obtenham a vitória sobre o eu, e então saiam para comunicar aos outros o que eles receberam da Fonte de poder.

Mais Consagração





Quando vier, porém, o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. João 16:13.

Cada dia que passa nos leva para mais perto do fim. Mas, leva-nos, também, para mais perto de Deus? Estamos vigilantes em oração? 

As pessoas com quem nos associamos dia a dia precisam de nosso auxílio, nossa guia. Podem estar em tal estado de espírito que uma palavra oportuna lhes seja, pela atuação do Espírito Santo no coração, como um ponto de apoio em lugar firme. Amanhã,
talvez, algumas dessas pessoas possam estar onde nunca mais as poderemos alcançar. Qual é a nossa influência sobre esses companheiros de jornada? Que esforço estamos fazendo para ganhá-los para Cristo?

O Grande Artista




Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som. Salmos 19:2-3.

As coisas da natureza que agora contemplamos não nos dão senão uma fraca idéia da glória do Éden. O pecado manchou a beleza da Terra; podem-se ver em tudo os vestígios da obra do mal. Todavia, permanece muita coisa bela. A natureza testifica de que Alguém, infinito em poder, grande em bondade, misericórdia e amor, criou a Terra, enchendo-a de vida e alegria. Mesmo em seu estado defeituoso, todas as coisas revelam a mão-de-obra do Artista por excelência. Para onde quer que nos volvamos, podemos ouvir a voz de Deus, e ver testemunhos de Sua bondade.

Trabalho e Exercício Trazem Saúde




Na tua longa viagem te cansas, mas não dizes: É em vão; achas o que buscas; por isso, não desfaleces. Isaías 57:10.

As riquezas e a ociosidade são tidas por alguns como bênçãos genuínas. Mas quando algumas pessoas adquirem fortuna, ou a herdam inesperadamente, seus hábitos ativos são interrompidos, seu tempo não é utilizado, vivem ociosamente e sua utilidade parece chegar ao fim; tornam-se inquietas, ansiosas e infelizes, e sua vida logo se encerra.

Aqueles que estão sempre ocupados e vão alegremente ao desempenho de suas tarefas diárias são os mais felizes e vigorosos. O repouso e a tranqüilidade da noite trazem ao seu corpo cansado repouso ininterrupto.

O exercício auxiliará o trabalho da digestão. Andar ao ar livre após a refeição, conservando a cabeça erguida, pondo os ombros para trás e exercitando-se moderadamente, será de grande benefício. A mente se desprenderá do eu para as belezas da natureza. Quanto menos a atenção é atraída para o estômago após a refeição, tanto melhor. Se estiverem em constante temor de que seu alimento os prejudique, certamente o fará. Esqueçam-se de vocês mesmos, e pensem em alguma coisa alegre.

Os pulmões não devem ser desprovidos de ar puro e fresco. Se ar puro alguma vez é necessário, o é quando alguma parte do organismo, como os pulmões ou o estômago, está doente. Exercício criterioso levará o sangue para a superfície, e aliviará assim os órgãos internos. Exercício vigoroso, embora não violento, ao ar livre, com
espírito alegre, estimulará a circulação, dando à pele um rubor salutar, e enviando o sangue, vitalizado pelo ar puro, às extremidades.

O estômago doente encontrará alívio por meio do exercício. Os médicos freqüentemente aconselham os enfermos a visitarem países estrangeiros, a irem a estâncias hidrominerais ou viajarem pelo oceano, a fim de reaver a saúde; quando em nove, de cada dez casos, recobrariam a saúde e poupariam tempo e dinheiro se eles se alimentassem com temperança e se empenhassem em exercícios saudáveis com espírito alegre.

 Exercício ao ar livre e abundante uso da luz solar, bênçãos que o Céu gratuitamente tem dado a todos nós darão vida e força ao enfermo debilitado.

Deus Sustenta a Natureza




Cantai ao Senhor com ações de graças; entoai louvores, ao som da harpa, ao nosso Deus, que cobre de nuvens os céus, prepara a chuva para a Terra, faz brotar nos montes a erva.Salmos 147:7-8.

Muitos ensinam que a matéria possui força vital: que certas propriedades são comunicadas à matéria, e que então fica ela a agir por meio de sua própria energia inerente; e que as operações da natureza são dirigidas de acordo com leis fixas, nas quais o próprio Deus não pode interferir. Isto é ciência falsa, e não é apoiado pela Palavra de Deus.

Tempo Para Orar e Meditar




Os outros, os semeados entre os espinhos, são os que ouvem a palavra, mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera. Marcos 4:18-19.

Cristo especificou as coisas que são perigosas para a alma. Como relata Marcos, menciona Ele os cuidados deste mundo, os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas. Lucas especifica: cuidados, riquezas e deleites da vida. Estes são os que sufocam a Palavra, a crescente semente espiritual. A alma cessa de extrair alimento de Cristo, e extingue-se no coração a espiritualidade.

“Os cuidados deste mundo”. Mateus 13:22. Nenhuma classe está livre da tentação de cuidados deste mundo. Aos pobres a labuta, privação e temor de pobreza trazem perplexidades e fardos; aos ricos vêm o temor de perda e uma multidão de ansiosas preocupações. Muitos dos seguidores de Cristo esquecem as lições que Ele nos ordenou aprender das flores do campo. Não confiam em Sua constante providência. Cristo não pode carregar-lhes os fardos, porque não os depõem sobre Ele.

Nobre Espírito e Caráter




E disse aos seus moços: Ide adiante de mim, pois vos seguirei de perto. Porém nada disse ela a seu marido Nabal. I Sam. 25:19.

Deseja o Senhor que a esposa dedique respeito a seu marido, mas sempre no Senhor. No caráter de Abigail, esposa de Nabal, temos uma ilustração da feminilidade segundo a ordem de Cristo, enquanto seu marido ilustra o que se pode tornar um homem que se entrega ao controle de Satanás. Quando Davi fugia da face de Saul, acampou-se perto das propriedades de Nabal e protegeu os rebanhos e pastores desse homem de toda depredação, enquanto se encontrava no Carmelo. 


Sucesso à Cada Dia




No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo; Eu venci o mundo. João 16:33.

Nosso Senhor conhece o conflito de Seu povo, nestes últimos dias, com os agentes satânicos combinados com pessoas más que negligenciam e recusam esta grande salvação. Com a maior simplicidade e franqueza, nosso Salvador, o poderoso General dos exércitos do Céu, não encobre o severo conflito que experimentarão. Aponta os perigos, mostra-nos o plano de batalha 
e o árduo e arriscado trabalho a ser feito, e então ergue Sua voz antes de entrar no conflito, ordenando que avaliemos o custo, enquanto ao mesmo tempo nos estimula a tomar as armas da batalha e esperar que a hoste celestial forme os exércitos para guerrear em defesa da verdade e justiça.

Nossa Vitória é Cristo!




O Senhor, teu Deus, temerás, a Ele servirás. Deut. 6:13.

Não devemos apresentar nossas petições a Deus para provar se Ele cumprirá Sua palavra, mas porque Ele a cumpre; não para provar se nos ama, e sim porque Ele nos ama.

“Levou-O ainda o diabo a um monte muito alto… e Lhe disse: Tudo isto Te darei se, prostrado, me adorares.” Mat. 4:8 e 9.

Esse foi o esforço culminante de Satanás. Nesse esforço, lançou ele todo o seu poder enganador. Era o encantamento da serpente. Exerceu o poder de seu fascínio sobre Cristo, esforçando-se por fazê-Lo entregar Sua vontade à dele. Em Sua fraqueza, Cristo apegou-Se a Deus. A divindade irradiou através da humanidade. Cristo revelou-Se como o Comandante do Céu, e Suas palavras foram as de Alguém que tem todo o poder. “Retira-te, Satanás”, disse Ele, “porque está escrito: “Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a Ele darás culto.” Mat. 4:10.

Melhor Sofrer do Que Pecar




Ele te humilhou… para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor. Deut. 8:3.

O duelo entre Cristo e Satanás foi travado no deserto, sem ter Cristo um amigo para ajudá-Lo, aparentemente. Satanás foi sutil; a falsidade é a matéria-prima do seu comércio. Com todo o poder que possuía, tentou vencer a humanidade de Cristo. 

Satanás seduziu o primeiro Adão com seu sofisma, assim como seduz homens e mulheres hoje, levando-os a acreditar numa mentira. Adão não buscou o poder divino que estava acima de sua humanidade; acreditou nas palavras de Satanás. Mas o segundo Adão não devia tornar-se escravo do inimigo.

Confiar e Agir Sempre






E disse ao rei: se é do agrado do rei, e se o teu servo acha mercê em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique. Nee. 2:5.

Por fim, a tristeza que oprimia o coração de Neemias não mais pôde ser ocultada. Noites insones dedicadas à oração fervorosa, dias cheios de cuidados, entenebrecidos pela sombra da esperança que se adiava, deixaram o traço sobre o seu semblante. O agudo olhar do monarca, habituado a guardar ciosamente sua própria segurança, está acostumado a ler fisionomias e penetrar disfarces. Vendo que alguma secreta preocupação se apodera de seu servo, inquire repentinamente: “Por que está triste o teu rosto, se não estás doente? Tem de ser tristeza do coração.” Nee. 2:2.

A pergunta enche o ouvinte de apreensão. Não ficaria o rei zangado ao saber que, enquanto externamente empenhado em seu serviço, o cortesão coloca seus pensamentos longe dali, junto ao seu povo afligido? Não seria o ofensor privado da própria vida? E seu acalentado plano de restaurar Jerusalém – não estaria ele a ponto de ser aniquilado? “Então”, diz ele, “temi sobremaneira.” Com lábios trêmulos e olhos lacrimejantes, revela ele a causa de sua tristeza – a cidade, que é o lugar do sepulcro de seu pai, está desolada, e suas portas consumidas pelo fogo. O tocante recital desperta a simpatia do monarca, sem lhe despertar os idolátricos preconceitos; outra pergunta abre a oportunidade que Neemias longamente esperava: “Que me pedes agora?” Nee. 2:4.

Mas o homem de Deus não responde enquanto não pede primeiro o apoio dAquele que é mais alto que Artaxerxes. “Então”, diz ele, “orei ao Deus dos Céus.” A silenciosa petição então enviada a Deus foi a mesma que ele havia feito durante muitas semanas – que Deus fizesse prosperar seu pedido. 

E agora, tomando coragem diante do pensamento de que possuía um Amigo onisciente e todo-poderoso, que trabalhava em seu favor, o homem de Deus calmamente torna conhecido ao rei o seu desejo de ser liberado por algum tempo de sua responsabilidade junto à corte, e autorizado a construir os lugares assolados de Jerusalém, tornando-a uma vez mais uma cidade forte e protegida. Resultados momentosos para a cidade e nação judaicas dependiam daquele pedido. “E o rei mas deu”, diz Neemias, “porque a boa mão do meu Deus era comigo.” Nee. 2:8.

Enquanto Neemias implorava a ajuda de Deus, não cruzou as próprias mãos, achando que não tinha mais responsabilidade pela questão. Com admirável prudência e previsão, passou a fazer todos os arranjos necessários para garantir o bom êxito de seu empreendimento.

Esta é mais uma linda experiência que Cristo nos deixou em Sua Palavra, e nos confirma o quanto devemos ser diligentes e confiantes nas promessas de Deus que nunca falham, nossas ações devem combinar com aquilo que pedimos a Deus. Sempre que Dele buscarmos alguma coisa tem que ser com fé e ação sempre! 

Devemos Considerar Nossa Influência




Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Dan. 12:3.
Os cristãos genuínos terão uma experiência semelhante à de Cristo no deserto da tentação, especialmente aqueles que se empenham em resgatar pessoas das ciladas de Satanás. Enfrentarão os assaltos do inimigo de toda justiça; e assim como Cristo venceu, possam eles vencer mediante a Sua graça. Os cristãos não devem se sentir abandonados por Deus por estarem sujeitos a penosas tentações. 

Ao Vencedor...




Procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum. II Ped. 1:10.

Aqui está a nossa apólice de seguro de vida. (II Ped. 1:10.) Aqui temos expostas as orientações sobre como obter a vida que se mede pela vida de Deus. … Muitos professam a religião de Jesus Cristo, mas não a vivem. De que serve a sua profissão? Poderiam da mesma forma escrever seu nome na areia – e por quanto tempo permaneceria?

A religião de Cristo nos torna melhores homens e mulheres. …

Santidade em Todo a Modo de Viver





Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver. I Ped. 1:15.

Onde o coração é purificado e refinado, e adaptado para a habitação do Espírito Santo, a língua será santificada para a glória de Deus.  Podeis circundar vossa vida com uma atmosfera que será como as brisas do Éden celestial. Abri o coração ao Senhor Jesus. Guardai a língua. Não permitais que ela ande a rédeas soltas em gracejos e zombarias. Estas coisas são indícios de que vosso coração necessita ser purificado das contaminações. …

Vendendo a Bênção




E lhe disse [Esaú]: Peço-te que me deixes comer um pouco desse cozinhado vermelho, pois estou esmorecido. … Disse Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. … E vendeu o seu direito de primogenitura. Gên. 25:30-34.

Cede-se demasiadamente ao desejo e à inclinação como deleite momentâneo. Não existe aquela fome de alma por força espiritual e celestial sabedoria. Cede-se à tentação, o apetite é satisfeito e ocorre uma separação de Deus. …

Vocês se lembram do caso de Esaú. Ele passou pela crise de sua vida sem sabê-lo. Aquilo que considerou como sendo uma questão que mal merecia um rápido pensamento, foi o ato que revelou os traços predominantes de seu caráter.

Jesus Defende a Todo Arrependido




Mas o Senhor disse a Satanás: O Senhor te repreende, ó Satanás; sim, o Senhor, que escolheu a Jerusalém, te repreende; não é este um tição tirado do fogo? Zac. 3:2.

Satanás reivindica o direito de ter aqueles que uma vez estiveram sob sua negra bandeira, mas que se volveram do pecado para o Deus vivo e lançaram sua impotente alma sobre Jesus. Todos os que pela fé se apegam aos méritos de Cristo, contam com a palavra empenhada de Deus de que farão as pazes com Ele. …

Permite-se que sobrevenham provas ao povo escolhido de Deus. São usadas expressões como “Deus tentou Abraão”, “Deus tentou os filhos de Israel”. Isso significa que o Senhor permite que Satanás os tente, a fim de que seja vista a sua fé como honra e glória, quando se assentar o juízo e quando cada pessoa será julgada segundo os atos que praticou no corpo. Deus conhece cada coração, cada motivo, cada pensamento do coração; mas permite que Satanás teste, prove e tente os Seus fiéis a fim de que sejam reveladas a sua fé e confiança em Deus. …

Deus Está Sempre ao Nosso Lado





Ajuntaram-se os sátrapas, os prefeitos, os governadores e conselheiros do rei e viram que o fogo não teve poder algum sobre o corpo destes homens; nem foram chamuscados os cabelos da sua cabeça. Dan. 3:27.


De repente, o semblante do rei empalideceu de terror. Olhava atentamente para dentro das fulgurantes chamas e, alarmado, inquiriu: “Não lançamos nós três homens atados dentro do fogo?” A resposta foi: “É verdade, ó rei”. Com a voz trêmula de agitação, exclamou o monarca: “Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses.” Dan. 3:24 e 25.

Os cativos hebreus haviam contado a Nabucodonosor a respeito de Cristo, o Redentor vindouro, e pela descrição assim dada reconheceu o rei a forma do quarto na fornalha ardente como o Filho de Deus. Apressando-se em direção à fornalha, exclamou: “Servos do Deus Altíssimo, saí e vinde!” Dan. 3:26. E eles obedeceram, diante daquela vasta multidão, mostrando-se ilesos, não havendo em suas roupas sequer cheiro de fogo. Fiéis ao dever, permaneceram imunes às chamas. Unicamente suas amarras tinham-se queimado.

Provas virão a todos nós. Não sabemos quantos serão colocados em posições singulares nas quais teremos a oportunidade de revelar a glória de Deus. Devemos manter em vista a honra de nosso Pai celeste. …

A história se repetirá. Nesta época, o grande teste será sobre o ponto da observância do sábado. … Exaltar-se-á um sábado rival, como aconteceu com a grande imagem de ouro na planície de Dura. Líderes alegando ser cristãos conclamarão o mundo a observar o sábado espúrio que criaram. Todos os que se recusarem serão colocados sob leis opressivas. É este o mistério da iniqüidade, estratagema de agentes satânicos, levado a efeito pelo homem do pecado. …

Devemos advertir homens e mulheres contra a adoração da besta e sua imagem. Devemos simplesmente apresentar a Palavra de Deus em sua verdadeira dignidade e pureza, diante da mente dos que são ignorantes ou indiferentes acerca de seus ensinos. … 

Não precisamos dizer-lhes que irão para o inferno a menos que guardem o sábado do quarto mandamento. A própria verdade, acompanhada do poder do Santo Espírito, convencerá e converterá os corações.

Anjos Cooperam




DEle todos os profetas dão testemunho de que, por meio de Seu nome, todo aquele que nEle crê recebe remissão de pecados. 
Atos 10:43.


O Senhor mandou seu anjo para falar à Cornélio, e para colocá-lo em contato com o apóstolo Pedro. O anjo disse a Cornélio apenas onde Pedro morava, e lhe declarou: “Ele lhe dirá o que você deve fazer”. Atos 10:6. Então um anjo foi enviado a Pedro para remover suas dúvidas quanto à conduta de pregar para os gentios. “Ao que Deus purificou não consideres comum.” Enquanto Pedro estava ponderando a respeito da misteriosa revelação que lhe fora dada, o Espírito lhe disse: “Eis que três varões te buscam. Levanta-te, pois, […] e vai com eles, não duvidando; porque Eu os enviei”. 
Atos 10:19-20.

Que história incrível para nos mostrar que o Céu está em intima ligação com o nosso mundo. Na escada que Jacó viu, anjos de Deus subiam e desciam. Deus estava acima da escada, e raios de luz e glória estavam brilhando em toda a extensão entre o Céu e a Terra. Essa linha de comunicação continua aberta.

E qual foi o resultado do procedimento de Deus para com Cornélio? Leia a preciosa história, aprenda, e louve a Deus, pois essa lição é para nós. […] E Deus “nos mandou pregar ao povo e testificar que Ele é quem foi constituído por Deus Juiz de vivos e de mortos. DEle todos os profetas dão testemunho de que, por meio de Seu nome, todo aquele que nEle crê recebe remissão de pecados”. Atos 10:42-43.

Quando Pedro falou essas coisas, o Espírito Santo desceu sobre a congregação e as pessoas foram batizadas em nome do Senhor. Assim foi estabelecido em Cesárea um grupo de crentes cristãos para erguer a luz da verdade.

Essa é a obra que deve ser realizada hoje. Nós temos uma mensagem para levar às pessoas. […] Cristo declara: “Eu sou o pão da vida; o que vem a Mim jamais terá fome; e o que crê em Mim jamais terá sede. […] Todo aquele que o Pai Me dá, esse virá a Mim; e o que vem a Mim, de modo nenhum o lançarei fora”. 

Escolhemos Cristo O Comandante




E disse ele:… Venho agora como Príncipe do exército do Senhor. Então, Josué se prostrou sobre o seu rosto na terra, e O adorou, e disse-Lhe: Que diz meu Senhor ao seu servo? Jos. 5:14.

Quando Josué saiu pela manhã antes de tomar Jericó, apareceu-lhe um guerreiro totalmente aparelhado para a batalha. E Josué perguntou: “És tu dos nossos, ou dos nossos inimigos?” e ele respondeu: “Não, mas venho agora como príncipe do exército do Senhor.” Jos. 5:13 e 14. 
Houvessem os olhos de Josué sido abertos…

Sucesso no Desenvolvimento Físico





E o Menino crescia e Se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre Ele. Luc. 2:40.

A constituição física de Jesus, bem como Seu desenvolvimento espiritual, são apresentados nas seguintes palavras: “o Menino crescia” “e crescia Jesus… em estatura.” Na infância e juventude deve-se dar atenção ao desenvolvimento físico. Os pais devem exercitar de tal maneira os filhos nos bons hábitos de comer, beber, vestir, e fazerem exercício, que seja posto um bom fundamento para a boa saúde na vida posterior. 

Em Comunhão




E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só. Mat. 14:23.

A força de Cristo residia na oração. … Ele Se retirava para os bosques ou as montanhas, excluindo o mundo e tudo o mais. Estava a sós com Seu Pai. Com intenso fervor, Ele derramava Suas súplicas e colocava toda a energia de Sua mente em segurar a mão do Infinito. Quando novas e grandes provas se Lhe deparavam, Ele Se esquivava para a solidão dos montes, e passava a noite inteira em oração ao Pai celestial.

FELIZ DIA DAS MÃES





Á todas as Mães, quero agradecer cada momento de dedicação que foi tirado pra nos ensinar, demonstrar amor e carinho que ninguém no mundo poderia fazer...

Mesmo antes de nascer cada um de nós já foi amado, já nos prepararam um cantinho especial.

Mãe, me desculpe as vezes que não quis te ouvir, quantas tristezas teríamos evitado se tivéssemos te obedecido... mas Deus em sua grande sabedoria, te deu paciência, bondade e amor pra nos aceitar, nos perdoar, e nos amar... Hoje ao relembrar tudo o que passou, vejo quanto amor nos doou, sem esperar nada em troca. Quero te dizer OBRIGADO por tudo o que fizeste por mim!

Tente lembrar quando estava em teu ventre, quando ainda nem me conhecia, nem tinha visto meu rostinho. Também o dia que me pegou nos braços, que viu meu primeiro sorriso, os primeiros passos, e tudo isso você nem percebia o tempo passar, quando viu eu já tinha a idade escolar, e fiquei longe a primeira vez...foi empolgante, mas fiquei meio tímido, senti sua falta.

Mas logo virou rotina, e ao voltar pra casa, ganhava um abraço pra me animar...assim as notas iam sendo melhores cada boletim. Sua presença nas reuniões também nunca vou esquecer...me sentia valorizada perante os colegas e professores. 

Entre os dias que foram se passando você me fez alcançar a vitória, galgando os degraus da vida, e me fez conquistar o que sou hoje. OBRIGADO POR TUDO MAIS UMA VEZ! Sei que nem tudo foi um mar de rosas, teve muitas lágrimas, mas valeu a pena. Mas uma coisa tenho certeza, tudo foi vencido poque cada vez que parecia não conseguir mais, você se punha de joelhos e deixava tudo nas mãos DAquele que tudo pode, me ensinando assim a fazer o mesmo em todas as circunstâncias adversas, hoje sou vitorioso por tua dedicação e amor...

MÃE, AMOR que é Único e Eterno! hoje posso dizer, devo tudo à Deus e à você, por isso te digo: TE AMO, E PRA SEMPRE VOU TE AMAR...!!! 

                       FELIZ DIA DAS MÃES!!!

É Bem-aventurado Aquele Que Dá





O meu Deus, segundo as Suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. Filipenses 4:19.

Leia… a história da viúva de Sarepta. A esta mulher em uma terra pagã, enviou Deus Seu servo num tempo de fome, a fim de pedir alimento. … Maravilhosa foi a hospitalidade manifestada ao profeta de Deus por esta mulher fenícia, e maravilhosamente lhe foram recompensadas a fé e a generosidade. …

Deus não mudou. Seu poder não é menor agora do que nos dias de Elias. … A Seus fiéis servos hoje, da mesma maneira que a Seus primeiros discípulos, aplicam-se as palavras de Cristo: “Quem vos recebe, a Mim Me recebe; e quem Me recebe a Mim, recebe Aquele que Me enviou.” Mateus 10:40. Ato algum de bondade praticado em Seu nome deixará de ser reconhecido e recompensado. 


Em Tudo Ter Equilíbrio




Na vereda da justiça, está a vida, e no caminho da sua carreira não há morte. Provérbios 12:28.

Deus tem permitido que o conhecimento sobre saúde, esclareça junto à Bíblia  nestes 
dias, a fim de que, andando na luz, escapemos de muitos dos perigos a que seremos expostos. Satanás está trabalhando com grande poder para levar os homens a condescender com o apetite, satisfazer a inclinação e passar seus dias em descuidada insensatez. Ele apresenta atrações numa vida de prazer egoísta e condescendência sensual.

A intemperança debilita as energias tanto da mente como do corpo. Quem assim é vencido colocou-se no terreno de Satanás, onde será tentado e afligido, sendo finalmente controlado à vontade pelo inimigo de toda a justiça.

Os pais precisam compenetrar-se de sua obrigação de dar ao mundo filhos que tenham um caráter bem desenvolvido — filhos que tenham força moral para resistir à tentação e cuja vida seja uma honra para Deus e uma bênção para os semelhantes. Os que iniciam a vida ativa com firmes princípios estarão preparados para permanecer incólumes no meio das poluições morais desta época corrupta. Aproveitem as mães toda oportunidade de educar os filhos para a utilidade.

A obra da mãe é sagrada e importante. Ela deve ensinar aos filhos, desde o berço, hábitos de abnegação e domínio próprio. Seu tempo, em sentido especial, pertence a seus filhos.

A intemperança começa na mesa, e a maioria condescende com o apetite até que a condescendência se torne segunda natureza. Quem quer que coma em demasia ou ingira alimentos que não sejam saudáveis está enfraquecendo sua força para resistir aos reclamos de outros apetites e paixões.

Muitos pais, para evitar a tarefa de ensinar pacientemente hábitos de abnegação aos filhos, permitem que comam e bebam todas as vezes que lhes aprouver. O desejo de satisfazer o gosto e de condescender com a inclinação, não diminui com o passar dos anos; e, à medida que crescem, esses jovens mimados são governados pelo impulso, escravos do apetite. Quando assumem o seu lugar na sociedade e começam a viver por si mesmos, são incapazes de resistir à tentação.

Os que assim foram deixados a viver estão em grande perigo pois ao ser-lhes oferecido outros alimentos e bebidas destrutivas não têm forças pra dizer não! E pouco a pouco vão se degenerando o gosto por tudo o que é mal. 

Para escapar destes efeitos ou de os iniciarem é somente pela sincera e dedicada oração, que o Espírito de Deus fará a transformação, nem tudo está perdido. Volte à Deus e alcançará a vitória!

Renovação do Nosso Entendimento




E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Rom. 12:2.

Considerarão os homens e as mulheres como Deus preza as criaturas que Ele fez? Ele formou a mente humana. Não temos um pensamento nobre, que dEle não provenha. Ele conhece todas as misteriosas funções da mente do homem; não o fez ele mesmo? Deus vê que o pecado tem degradado e depreciado o homem, porém o olha com piedade e compaixão.

Contemplando a Cristo, somos transformados. Caso a mente demore de contínuo nas coisas temporais, elas se tornam todo-absorventes, afetando o caráter, de modo que a glória de Deus se perde de vista e é esquecida. As oportunidades que lhes estão ao alcance para se tornarem familiares com o que é celestial, são passadas por alto. Perece a vida espiritual. 

A Educação Que Faz a Diferença




E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas. Deut. 6:9.

Desde os tempos mais remotos, os fiéis de Israel deram muita atenção ao assunto da educação. O Senhor havia indicado que desde a mais tenra idade, devia-se ensinar às crianças acerca de Sua bondade e grandeza, especialmente como é revelada em Sua lei e na história de Israel. Mediante o canto, a oração e as lições tiradas das Escrituras e adaptadas à desabrochante inteligência, tinham os pais e as mães que ensinar aos filhos que a lei de Deus é uma expressão de Seu caráter e que, à medida que recebessem no coração os princípios dessa lei, delinear-se-ia na mente e na alma a imagem de Deus.

Deus Está Com Cada Filho Seu








Não temas, pois, porque estou contigo; trarei a tua semente desde o
 oriente e te ajuntarei desde o ocidente. Direi ao norte: Dá; e ao sul: Não retenhas; trazei Meus filhos de longe e Minhas filhas das extremidades da Terra. Isa. 43:5 e 6.


Devemos fazer nossa obra com alegria e boa disposição. De maneira alguma devemos ficar desanimado
s. Conservemos os olhos desviados das partes desagradáveis de nossa vida, e sejam nossas palavras cheias de bom ânimo. Podemos rodear-nos de uma atmosfera ensolarada, ou com um ambiente carregado de sombras. Eduquemo-nos a falar de ânimo. Aprendamos lições do exemplo de Cristo. Nem mesmo Sua terrível humilhação às mãos dos judeus e dos soldados romanos – a farsa de Seu julgamento e o trato cruel que recebeu – fizeram-nO desanimar.

A Influência da Mãe




Agora descansarão de todas as suas fadigas e provações; porque as boas obras deles os acompanham para o Céu! Apocalipse 14:13.


Uma mãe cristã pode chegar ao fim da sua jornada aqui na Terra e sentir que a obra de sua vida foi um fracasso, porque seus filhos e filhas nunca se voltaram para Deus nem viveram uma vida cristã. Mas sua morte pode levar uma filha que se recusava a ouvir-lhe os apelos a uma decisão.

Um filho descobre a Bíblia da Mãe e lê os versos sublinhados a lápis e descoloridos pelas lágrimas, enquanto o Espírito lhe fala ao coração. Ele não resiste e se entrega a Jesus.

As obras da mãe as acompanham. Ela mesmo ausente, ainda fala. Por seu exemplo, em algum momento de crise, um filho toma a decisão em favor de Cristo, e uma de suas filhas busca o auxílio de Deus.

O Céu nunca se esquece das orações da mãe em favor de um filho que se desvia. Numa terra distante, em meio a uma grande batalha, vêm-lhe as palavras de sua mãe: Algum dia, quando você estiver em grande provação, se você clamar ao Deus de sua mãe, encontrará auxílio. Orarei por você enquanto eu viver... Ele vê aquele rosto marcado e aquelas mãos calejadas, cruzadas em oração. Deus não Se esqueceu de sua última petição: Ah, Senhor, eu o coloco em Tuas mãos. Traze-o finalmente a Jesus. E lá distante, ele se volta ao Salvador de sua mãe. Suas obras a acompanham, e Deus lhe responde às orações.

Será maravilhosa aquela reunião quando, na presença de Cristo, junto ao belo portal da Cidade de Deus, uma mãe receber a recompensa de seus labores, tendo todos os seus filhos lá dentro. Sim é verdade: descansarão de todas as suas fadigas e provações; porque as boas obras deles os acompanham para o Céu!

As orações de uma mãe acompanham seus filhos neste mundo, e adiante através dos portais da Nova Jerusalém para o eterno mundo porvir. E isso é uma boa notícia para cada mãe cristã e pai também!

Mesmo que às vezes pareça que todos os esforços sejam sem valor, nunca desistam de lutar e orar fervorosamente dia a dia, incessantemente, por seus filhos! Deus recompensará cada Mãe!!!

                          Feliz Dia Das Mães!!!!

Na Constante Presença de Deus Não Há Temor




Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares. Jos. 1:9.

Unicamente essa percepção da presença de Deus poderá banir aquele receio que faria da vida um peso à tímida criança. Fixe ela em sua memória esta promessa: “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que O temem, e os livra.” Sal. 34:7. Que leia a maravilhosa história de Eliseu na cidade montesina e, entre ele e os exércitos de inimigos armados, uma poderosa multidão circunjacente de anjos celestiais. 

Perfeito Amor Em Jesus




No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. I João 4:18.

Esta é uma importante declaração; pois muitos há que desejam amar e servir a Deus, e todavia, ao sobrevir a aflição, não discernem nela o amor dEle, antes a mão de um inimigo. Eles choram e murmuram e se queixam; porém isso não é o fruto do amor a Deus no coração. Se possuirmos o amor perfeito, saberemos que Deus não nos está procurando prejudicar, mas que, em meio às provas, desgostos e dores, está-nos buscando aperfeiçoar e provar a qualidade de nossa fé. 

Quando deixarmos de afadigar-nos acerca do futuro, e chegarmos a crer que Ele nos ama, e Sua intenção é fazer-nos bem, confiaremos nEle como uma criança num amante pai. Então nossas tribulações e tormentos desaparecerão, e nossa vontade fundir-se-á com a vontade de Deus. 

O Ensino das Escrituras







Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança. Rom. 15:4.

Este Santo Livro tem resistido aos assaltos de Satanás, que se uniu com os homens maus para envolver em nuvens e sombras tudo quanto é de caráter divino. O Senhor, porém, tem conservado em sua forma atual o Livro Santo por Seu miraculoso poder – livro que é uma carta ou guia para a família humana, a fim de indicar-lhe o caminho do Céu. … Deus confiou o preparo de Sua Palavra divinamente inspirada a homens finitos. Esta Palavra… é o livro-guia para os habitantes de um mundo caído, a eles legado para que, estudando-o e obedecendo-lhe às orientações, ninguém se extraviasse do caminho para o Céu.

Nunca houve tempo em que fosse tão importante que os seguidores de Cristo estudassem a Bíblia como agora. Influências enganadoras se acham de todos os lados, e é essencial que vos aconselheis com Jesus, vosso melhor amigo. … Declara Davi: “Escondi a Tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti.” Sal. 119:11. 

Real Alegria em Cristo







Entra no gozo do teu Senhor. Mat. 25:23.


O motivo de alguns serem irrequietos, é que não vão à única fonte de felicidade verdadeira. Estão sempre buscando achar, fora de Cristo, aquela alegria que só nEle é encontrada. Não há NEle esperanças frustradas. Oh! como é negligenciado o precioso privilégio da oração! … A oração é a fortaleza do cristão. Quando só, não está só; sente a presença dAquele que disse: “Eis que estou convosco todos os dias.” Mat. 28:20.


Os jovens desejam justamente o que não têm, isto é, religião. Nada pode tomar o lugar dela.


A esperança do cristão é justamente o que necessitam. A religião demonstrar-se-á ao crente um conforto, um guia seguro à Fonte da verdadeira felicidade, que é Jesus.

Cumpramos as Promessas





Ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida. I Samuel 1:11.

Elcana, levita do Monte Efraim, era homem de riqueza e influência, e um dos que amavam e temiam ao Senhor. Sua esposa, Ana, era mulher de piedade fervorosa. Meiga e humilde, distinguia-se o seu caráter por um grande ardor e fé elevada.

A bênção tão ansiosamente buscada por todo hebreu era negada a este bom casal; seu lar não se alegrava com vozes infantis; e o desejo de perpetuar seu nome levou o esposo – assim como já havia levado muitos outros – a contrair um segundo casamento. Mas este passo, motivado pela falta de fé em Deus, não trouxe felicidade. Filhos e filhas foram acrescentados à casa; mas a alegria e beleza da sagrada instituição de Deus foram mareadas, e interrompera-se a paz da família. Penina, a nova esposa, era ciumenta e dotada de espírito estreito, e conduzia-se com orgulho e insolência. Para Ana, parecia a esperança estar destruída, e ser a vida um fardo pesado; enfrentou, todavia, a prova com resignada mansidão. …

Ana não proferiu censura alguma. O fardo que ela não podia repartir com amigo algum terrestre, lançou-o sobre Deus. Ansiosamente rogou que lhe tirasse a ignomínia, e lhe concedesse o precioso dom de um filho para o criar e educar para Ele. E fez um voto solene de que, se seu pedido fosse satisfeito, dedicaria o filho a Deus, mesmo desde o seu nascimento. …

A oração de Ana foi atendida; recebeu a dádiva que tão fervorosamente havia rogado. Olhando para o filho, chamou-o Samuel – “pedido a Deus”. I Samuel 1:8, 10, 14-16 e 20.

Tão logo o pequenino teve idade bastante para ser separado de sua mãe, ela cumpriu o seu solene voto. Ela amava o filho com toda a devoção de um coração maternal; dia a dia suas afeições se entrelaçavam mais intimamente com ele ao ver o desenvolvimento de suas faculdades, e ao ouvir o seu tagarelar infantil; era seu único filho, dom especial do Céu; mas ela o havia recebido como um tesouro consagrado a Deus, e não recuaria de devolver-Lhe o que era do Senhor. A fé fortaleceu o coração da mãe, e ela não se deixou vencer aos apelos da afeição natural.

Ana foi fiel em tudo o que prometeu, que esta linda lição nos faça ter novas formas de atitude diante de Deus e quando a Deus fizermos uma promessa cumpramos da maneira que foi dita, mas se for uma promessa impensada, peçamos perdão à Ele pois só assim tudo será apagado e esquecido por Deus; que novamente nos 
aceita como filhos.

Faltou Reverência





E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e puseram incenso sobre ele, e trouxeram fogo estranho perante a face do Senhor, o que lhes não ordenara. Levítico 10:1.

Abaixo de Moisés e Arão, Nadabe e Abiú eram os mais preeminentes em Israel. Tinham sido honrados de modo especial pelo Senhor, tendo-se-lhes permitido juntamente com os setenta anciãos verem Sua glória no monte. Sua transgressão não deveria, entretanto, desculpar-se ou ser considerada levianamente. Tudo isto tornava mais ofensivo o seu pecado. 

Coragem!!!





Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela. Números 13:30.

Foi a fé que Calebe depositou em Deus que lhe deu coragem; ela… capacitou-o a permanecer ousada e inflexivelmente na defesa do direito. Da mesma exaltada fonte – o poderoso General dos exércitos do Céu – todo verdadeiro soldado da cruz de Cristo deve receber força e coragem para vencer obstáculos que muitas vezes parecem intransponíveis. …

Mosés Perdeu a Paciência






Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. Tiago 1:4.

Não obstante o fato de Moisés ter sido o mais manso de todos os homens que já viveram sobre a Terra, houve uma ocasião em que ele trouxe sobre si o desprazer de Deus. … As injustas acusações do povo contra ele levaram-no por um momento a esquecer que suas queixas não eram contra ele, mas contra Deus; e em vez de mostrar-se ferido porque o Espírito de Deus recebia insulto,  ele se mostrou irritado, ofendido, e de maneira voluntariosa, impaciente, feriu a rocha duas vezes, dizendo: “Ouvi, agora, rebeldes: porventura, faremos sair água desta rocha para vós outros?” Números 20:10.

Moisés mostrou grande fraqueza perante o povo. Revelou marcada falta de domínio próprio, um espírito igual ao que possuíam os murmuradores. Ele devia ter sido um exemplo de paciência e tolerância perante aquela multidão que estava agora pronta a desculpar suas faltas, desafeições e murmurações irrazoáveis por conta desta manifestação de erro de sua parte. O maior pecado consistiu em assumir ele o lugar de Deus. 
A posição de honra que Moisés havia ocupado até aí não lhe diminuía a culpa, mas ao contrário aumentava-a. Aqui estava um homem até então irrepreensível, agora caído. Muitos em posição semelhante haveriam de arrazoar que seu pecado deveria ser desculpado em virtude de sua longa vida de invariável fidelidade. Mas não; era mais grave um homem que tinha sido honrado por Deus mostrar fraqueza de caráter na exibição de paixões do que se ele ocupasse posição de menor responsabilidade. 
Moisés era um representante de Cristo, mas quão tristemente foi o simbolismo maculado! Moisés havia pecado, e sua fidelidade passada não podia expiar o pecado do presente. … Moisés e Arão teriam de morrer sem entrar em Canaã, ficando sujeitos à mesma punição que caiu sobre os que estavam em posição de menor importância. Eles se curvaram em submissão, embora sua angústia de coração fosse inexprimível; mas seu amor por Deus e sua confiança NEle ficaram inalterados. Apenas poucos compreendem a malignidade do pecado. … O que ocorreu com Moisés e Arão … mostra que não é seguro pecar por palavra, por pensamento ou ação.  
E se como Moisés, cairmos Deus nos perdoa e nos levanta outra vez. Estas lições que Deus nos deixou devem estar sempre em nossa mente para que nos volvamos com verdadeiro arrependimento e humildade diante do nosso Deus! Com certeza nossa vitória será como a de Moisés.