Santidade em Todo a Modo de Viver





Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver. I Ped. 1:15.

Onde o coração é purificado e refinado, e adaptado para a habitação do Espírito Santo, a língua será santificada para a glória de Deus.  Podeis circundar vossa vida com uma atmosfera que será como as brisas do Éden celestial. Abri o coração ao Senhor Jesus. Guardai a língua. Não permitais que ela ande a rédeas soltas em gracejos e zombarias. Estas coisas são indícios de que vosso coração necessita ser purificado das contaminações. …

Nossas palavras indicam o estado do coração; e falem os homens muito ou pouco, suas palavras exprimem o caráter dos pensamentos que nutrem. O caráter de um homem pode ser bem acuradamente percebido pela natureza de sua conversa. As palavras sãs, fiéis, têm neles o devido som.

Educai-vos a vós mesmos de molde a revelar uma fisionomia aprazível, e ponde na voz toda melodia e suavidade possíveis.

A voz e a língua são dons de Deus, e quando devidamente empregadas, são uma força em favor de Deus. As palavras significam muito. Podem exprimir amor, devoção, louvor, melodia para Deus, ou ódio e vingança. 

As palavras revelam os sentimentos do coração. Podem ser um cheiro de vida para vida, ou de morte para morte. A língua é um mundo de bênção, ou um mundo de iniqüidade.

Vêem-se alguns saírem de sua diária comunhão com Deus, revestidos da mansidão de Cristo. Suas palavras não são como granizo desolador, esmagando tudo que encontra adiante; antes saem-lhes docemente dos lábios. Espalham sementes de amor e bondade por todo o caminho, e tudo isso inconscientemente, porque Cristo mora no seu coração. Sente-se mais do que se vê a sua influência. 

Palavras bondosas, ternas, compassivas fluirão de lábios e corações santificados.