Contínuo Esforço Multiplica a Força




Mais poder tem o sábio do que o forte, e o homem de conhecimento mais do que o robusto. Prov. 24:5.

Ponde a máxima energia em vosso esforço. Chamai em vosso auxílio as mais poderosas razões. Estais aprendendo. Esforçai-vos por ir ao fundo de tudo em que puserdes a mão. Nunca tomeis como objetivo menos que vos tornar competentes nos assuntos em que vos ocupais. 

Não se deixem cair no hábito de ser superficiais e negligentes em seus deveres e estudos; pois os hábitos se fortalecerão e vos tornareis incapazes de fazer qualquer coisa melhor. 

O espírito aprende naturalmente a satisfazer-se com o que exige menos cuidado e esforço, e ficar contente com alguma coisa medíocre e inferior. Rapazes e moças, existem profundidades de conhecimento que jamais sondaram, e ficais satisfeitos e orgulhosos com as realizações superficiais que atingis. Se soubésseis muito mais do que sabeis, convencer-vos-íeis de que sabeis bem pouco.

Deus requer de vocês rigorosos e diligentes esforços intelectuais, e a cada esforço determinado, fortalecerão as suas faculdades. Sua obra será então sempre aprazível, porque saberão que estão progredindo. Tanto lhes é possível habituar-vos com movimentos vagarosos, incertos, irresolutos, de modo que a obra de vossa vida não seja a metade do que poderia ser, como, olhos fixos em Deus, a alma fortalecida pela oração, vencer uma desonrosa lentidão e desgosto pelo trabalho, exercitar a mente em pensar com rapidez e fazer vigorosos esforços no tempo oportuno. 

Deus deu à mente humana grande energia, energia para mostrar que o Criador dotou o homem com capacidade para realizar uma grande obra contra o inimigo de toda justiça, força para mostrar que vitórias se podem obter no conflito com o mal. 

Aos que cumprem o desígnio de Deus para eles, serão ditas as palavras: “Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei.” Mat. 25:23.