Renovação do Nosso Entendimento




E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Rom. 12:2.

Considerarão os homens e as mulheres como Deus preza as criaturas que Ele fez? Ele formou a mente humana. Não temos um pensamento nobre, que dEle não provenha. Ele conhece todas as misteriosas funções da mente do homem; não o fez ele mesmo? Deus vê que o pecado tem degradado e depreciado o homem, porém o olha com piedade e compaixão.

Contemplando a Cristo, somos transformados. Caso a mente demore de contínuo nas coisas temporais, elas se tornam todo-absorventes, afetando o caráter, de modo que a glória de Deus se perde de vista e é esquecida. As oportunidades que lhes estão ao alcance para se tornarem familiares com o que é celestial, são passadas por alto. Perece a vida espiritual. 

A Educação Que Faz a Diferença




E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas. Deut. 6:9.

Desde os tempos mais remotos, os fiéis de Israel deram muita atenção ao assunto da educação. O Senhor havia indicado que desde a mais tenra idade, devia-se ensinar às crianças acerca de Sua bondade e grandeza, especialmente como é revelada em Sua lei e na história de Israel. Mediante o canto, a oração e as lições tiradas das Escrituras e adaptadas à desabrochante inteligência, tinham os pais e as mães que ensinar aos filhos que a lei de Deus é uma expressão de Seu caráter e que, à medida que recebessem no coração os princípios dessa lei, delinear-se-ia na mente e na alma a imagem de Deus.

Deus Está Com Cada Filho Seu








Não temas, pois, porque estou contigo; trarei a tua semente desde o
 oriente e te ajuntarei desde o ocidente. Direi ao norte: Dá; e ao sul: Não retenhas; trazei Meus filhos de longe e Minhas filhas das extremidades da Terra. Isa. 43:5 e 6.


Devemos fazer nossa obra com alegria e boa disposição. De maneira alguma devemos ficar desanimado
s. Conservemos os olhos desviados das partes desagradáveis de nossa vida, e sejam nossas palavras cheias de bom ânimo. Podemos rodear-nos de uma atmosfera ensolarada, ou com um ambiente carregado de sombras. Eduquemo-nos a falar de ânimo. Aprendamos lições do exemplo de Cristo. Nem mesmo Sua terrível humilhação às mãos dos judeus e dos soldados romanos – a farsa de Seu julgamento e o trato cruel que recebeu – fizeram-nO desanimar.

A Influência da Mãe




Agora descansarão de todas as suas fadigas e provações; porque as boas obras deles os acompanham para o Céu! Apocalipse 14:13.


Uma mãe cristã pode chegar ao fim da sua jornada aqui na Terra e sentir que a obra de sua vida foi um fracasso, porque seus filhos e filhas nunca se voltaram para Deus nem viveram uma vida cristã. Mas sua morte pode levar uma filha que se recusava a ouvir-lhe os apelos a uma decisão.

Um filho descobre a Bíblia da Mãe e lê os versos sublinhados a lápis e descoloridos pelas lágrimas, enquanto o Espírito lhe fala ao coração. Ele não resiste e se entrega a Jesus.

As obras da mãe as acompanham. Ela mesmo ausente, ainda fala. Por seu exemplo, em algum momento de crise, um filho toma a decisão em favor de Cristo, e uma de suas filhas busca o auxílio de Deus.

O Céu nunca se esquece das orações da mãe em favor de um filho que se desvia. Numa terra distante, em meio a uma grande batalha, vêm-lhe as palavras de sua mãe: Algum dia, quando você estiver em grande provação, se você clamar ao Deus de sua mãe, encontrará auxílio. Orarei por você enquanto eu viver... Ele vê aquele rosto marcado e aquelas mãos calejadas, cruzadas em oração. Deus não Se esqueceu de sua última petição: Ah, Senhor, eu o coloco em Tuas mãos. Traze-o finalmente a Jesus. E lá distante, ele se volta ao Salvador de sua mãe. Suas obras a acompanham, e Deus lhe responde às orações.

Será maravilhosa aquela reunião quando, na presença de Cristo, junto ao belo portal da Cidade de Deus, uma mãe receber a recompensa de seus labores, tendo todos os seus filhos lá dentro. Sim é verdade: descansarão de todas as suas fadigas e provações; porque as boas obras deles os acompanham para o Céu!

As orações de uma mãe acompanham seus filhos neste mundo, e adiante através dos portais da Nova Jerusalém para o eterno mundo porvir. E isso é uma boa notícia para cada mãe cristã e pai também!

Mesmo que às vezes pareça que todos os esforços sejam sem valor, nunca desistam de lutar e orar fervorosamente dia a dia, incessantemente, por seus filhos! Deus recompensará cada Mãe!!!

                          Feliz Dia Das Mães!!!!

Na Constante Presença de Deus Não Há Temor




Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares. Jos. 1:9.

Unicamente essa percepção da presença de Deus poderá banir aquele receio que faria da vida um peso à tímida criança. Fixe ela em sua memória esta promessa: “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que O temem, e os livra.” Sal. 34:7. Que leia a maravilhosa história de Eliseu na cidade montesina e, entre ele e os exércitos de inimigos armados, uma poderosa multidão circunjacente de anjos celestiais. 

Perfeito Amor Em Jesus




No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. I João 4:18.

Esta é uma importante declaração; pois muitos há que desejam amar e servir a Deus, e todavia, ao sobrevir a aflição, não discernem nela o amor dEle, antes a mão de um inimigo. Eles choram e murmuram e se queixam; porém isso não é o fruto do amor a Deus no coração. Se possuirmos o amor perfeito, saberemos que Deus não nos está procurando prejudicar, mas que, em meio às provas, desgostos e dores, está-nos buscando aperfeiçoar e provar a qualidade de nossa fé. 

Quando deixarmos de afadigar-nos acerca do futuro, e chegarmos a crer que Ele nos ama, e Sua intenção é fazer-nos bem, confiaremos nEle como uma criança num amante pai. Então nossas tribulações e tormentos desaparecerão, e nossa vontade fundir-se-á com a vontade de Deus. 

O Ensino das Escrituras







Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança. Rom. 15:4.

Este Santo Livro tem resistido aos assaltos de Satanás, que se uniu com os homens maus para envolver em nuvens e sombras tudo quanto é de caráter divino. O Senhor, porém, tem conservado em sua forma atual o Livro Santo por Seu miraculoso poder – livro que é uma carta ou guia para a família humana, a fim de indicar-lhe o caminho do Céu. … Deus confiou o preparo de Sua Palavra divinamente inspirada a homens finitos. Esta Palavra… é o livro-guia para os habitantes de um mundo caído, a eles legado para que, estudando-o e obedecendo-lhe às orientações, ninguém se extraviasse do caminho para o Céu.

Nunca houve tempo em que fosse tão importante que os seguidores de Cristo estudassem a Bíblia como agora. Influências enganadoras se acham de todos os lados, e é essencial que vos aconselheis com Jesus, vosso melhor amigo. … Declara Davi: “Escondi a Tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti.” Sal. 119:11. 

Real Alegria em Cristo







Entra no gozo do teu Senhor. Mat. 25:23.


O motivo de alguns serem irrequietos, é que não vão à única fonte de felicidade verdadeira. Estão sempre buscando achar, fora de Cristo, aquela alegria que só nEle é encontrada. Não há NEle esperanças frustradas. Oh! como é negligenciado o precioso privilégio da oração! … A oração é a fortaleza do cristão. Quando só, não está só; sente a presença dAquele que disse: “Eis que estou convosco todos os dias.” Mat. 28:20.


Os jovens desejam justamente o que não têm, isto é, religião. Nada pode tomar o lugar dela.


A esperança do cristão é justamente o que necessitam. A religião demonstrar-se-á ao crente um conforto, um guia seguro à Fonte da verdadeira felicidade, que é Jesus.

Cumpramos as Promessas





Ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida. I Samuel 1:11.

Elcana, levita do Monte Efraim, era homem de riqueza e influência, e um dos que amavam e temiam ao Senhor. Sua esposa, Ana, era mulher de piedade fervorosa. Meiga e humilde, distinguia-se o seu caráter por um grande ardor e fé elevada.

A bênção tão ansiosamente buscada por todo hebreu era negada a este bom casal; seu lar não se alegrava com vozes infantis; e o desejo de perpetuar seu nome levou o esposo – assim como já havia levado muitos outros – a contrair um segundo casamento. Mas este passo, motivado pela falta de fé em Deus, não trouxe felicidade. Filhos e filhas foram acrescentados à casa; mas a alegria e beleza da sagrada instituição de Deus foram mareadas, e interrompera-se a paz da família. Penina, a nova esposa, era ciumenta e dotada de espírito estreito, e conduzia-se com orgulho e insolência. Para Ana, parecia a esperança estar destruída, e ser a vida um fardo pesado; enfrentou, todavia, a prova com resignada mansidão. …

Ana não proferiu censura alguma. O fardo que ela não podia repartir com amigo algum terrestre, lançou-o sobre Deus. Ansiosamente rogou que lhe tirasse a ignomínia, e lhe concedesse o precioso dom de um filho para o criar e educar para Ele. E fez um voto solene de que, se seu pedido fosse satisfeito, dedicaria o filho a Deus, mesmo desde o seu nascimento. …

A oração de Ana foi atendida; recebeu a dádiva que tão fervorosamente havia rogado. Olhando para o filho, chamou-o Samuel – “pedido a Deus”. I Samuel 1:8, 10, 14-16 e 20.

Tão logo o pequenino teve idade bastante para ser separado de sua mãe, ela cumpriu o seu solene voto. Ela amava o filho com toda a devoção de um coração maternal; dia a dia suas afeições se entrelaçavam mais intimamente com ele ao ver o desenvolvimento de suas faculdades, e ao ouvir o seu tagarelar infantil; era seu único filho, dom especial do Céu; mas ela o havia recebido como um tesouro consagrado a Deus, e não recuaria de devolver-Lhe o que era do Senhor. A fé fortaleceu o coração da mãe, e ela não se deixou vencer aos apelos da afeição natural.

Ana foi fiel em tudo o que prometeu, que esta linda lição nos faça ter novas formas de atitude diante de Deus e quando a Deus fizermos uma promessa cumpramos da maneira que foi dita, mas se for uma promessa impensada, peçamos perdão à Ele pois só assim tudo será apagado e esquecido por Deus; que novamente nos 
aceita como filhos.

Faltou Reverência





E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e puseram incenso sobre ele, e trouxeram fogo estranho perante a face do Senhor, o que lhes não ordenara. Levítico 10:1.

Abaixo de Moisés e Arão, Nadabe e Abiú eram os mais preeminentes em Israel. Tinham sido honrados de modo especial pelo Senhor, tendo-se-lhes permitido juntamente com os setenta anciãos verem Sua glória no monte. Sua transgressão não deveria, entretanto, desculpar-se ou ser considerada levianamente. Tudo isto tornava mais ofensivo o seu pecado. 

Coragem!!!





Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela. Números 13:30.

Foi a fé que Calebe depositou em Deus que lhe deu coragem; ela… capacitou-o a permanecer ousada e inflexivelmente na defesa do direito. Da mesma exaltada fonte – o poderoso General dos exércitos do Céu – todo verdadeiro soldado da cruz de Cristo deve receber força e coragem para vencer obstáculos que muitas vezes parecem intransponíveis. …

Mosés Perdeu a Paciência






Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. Tiago 1:4.

Não obstante o fato de Moisés ter sido o mais manso de todos os homens que já viveram sobre a Terra, houve uma ocasião em que ele trouxe sobre si o desprazer de Deus. … As injustas acusações do povo contra ele levaram-no por um momento a esquecer que suas queixas não eram contra ele, mas contra Deus; e em vez de mostrar-se ferido porque o Espírito de Deus recebia insulto,  ele se mostrou irritado, ofendido, e de maneira voluntariosa, impaciente, feriu a rocha duas vezes, dizendo: “Ouvi, agora, rebeldes: porventura, faremos sair água desta rocha para vós outros?” Números 20:10.

Moisés mostrou grande fraqueza perante o povo. Revelou marcada falta de domínio próprio, um espírito igual ao que possuíam os murmuradores. Ele devia ter sido um exemplo de paciência e tolerância perante aquela multidão que estava agora pronta a desculpar suas faltas, desafeições e murmurações irrazoáveis por conta desta manifestação de erro de sua parte. O maior pecado consistiu em assumir ele o lugar de Deus. 
A posição de honra que Moisés havia ocupado até aí não lhe diminuía a culpa, mas ao contrário aumentava-a. Aqui estava um homem até então irrepreensível, agora caído. Muitos em posição semelhante haveriam de arrazoar que seu pecado deveria ser desculpado em virtude de sua longa vida de invariável fidelidade. Mas não; era mais grave um homem que tinha sido honrado por Deus mostrar fraqueza de caráter na exibição de paixões do que se ele ocupasse posição de menor responsabilidade. 
Moisés era um representante de Cristo, mas quão tristemente foi o simbolismo maculado! Moisés havia pecado, e sua fidelidade passada não podia expiar o pecado do presente. … Moisés e Arão teriam de morrer sem entrar em Canaã, ficando sujeitos à mesma punição que caiu sobre os que estavam em posição de menor importância. Eles se curvaram em submissão, embora sua angústia de coração fosse inexprimível; mas seu amor por Deus e sua confiança NEle ficaram inalterados. Apenas poucos compreendem a malignidade do pecado. … O que ocorreu com Moisés e Arão … mostra que não é seguro pecar por palavra, por pensamento ou ação.  
E se como Moisés, cairmos Deus nos perdoa e nos levanta outra vez. Estas lições que Deus nos deixou devem estar sempre em nossa mente para que nos volvamos com verdadeiro arrependimento e humildade diante do nosso Deus! Com certeza nossa vitória será como a de Moisés.

Ao Trono de Deus com Confiança





Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. Heb. 4:16.

Jesus sabe as necessidades de Seus filhos, e gosta de escutar-lhes as orações. Excluam eles o mundo e tudo quanto desviaria o pensamento de Deus, e sintam que se acham a sós com Ele, que Seus olhos vêem o mais íntimo do coração, e lêem o desejo da alma, e que podem falar com o Senhor. 

Com fé humilde podeis reivindicar as Suas promessas, e sentir que embora não haja em vós coisa alguma por que Lhe possais exigir o favor, podeis, pelos méritos e a justiça de Cristo, chegar com ousadia ao trono da graça, e achar graça em tempo de necessidade. Não há nada que possa tornar a pessoa tão forte para resistir às tentações de Satanás no grande conflito da vida como buscar a Deus em humildade, lançando perante Ele vossa alma em todo o seu desamparo, esperando que Ele seja vosso ajudador e defensor.

Louvem ao Senhor





Louvem ao Senhor pela Sua bondade e pelas Suas maravilhas para com os filhos dos homens. Sal. 107:8.

Destinamo-nos ao Céu, e cumpre-nos mostrar o aspecto atrativo de nossa fé. Não devemos marchar como um estropiado bando de queixosos, gemendo e se lamentando pelo caminho para a casa de nosso Pai. 

Os professos cristãos que se estão constantemente queixando, que parecem pensar que a felicidade e uma fisionomia contente é pecado, não possuem os verdadeiros atributos da religião. 

A Graça de Deus é Para Todos




E disse-me: a Minha graça te basta, porque o Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 
II Cor. 12:9.

Se vos entregastes a Deus, para fazer a Sua obra, não precisais estar ansiosos pelo dia de amanhã. Aquele de quem sois servo, conhece o fim desde o princípio. Os acontecimentos do amanhã, ocultos a vossos olhos, acham-se à vista dAquele que é onipotente.

Lâmpadas Cheiasdo de Poder




As prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. Mat. 25:4.

Considerem todos a parábola das dez virgens. Todas tinham lâmpadas, isto é, uma aparência exterior de religião; mas unicamente cinco delas possuíam a piedade interior. Cinco estavam carecendo do óleo da graça. O Espírito de vida em Cristo Jesus, o Espírito Santo, não lhes habitava o coração. 

Sem o óleo da graça, de que servia levar consigo uma lâmpada de profissão de fé? Por mais alta que seja a profissão, por mais elevada que seja a posição ocupada por um professo religioso, se falta o óleo da graça, ele não tem nada com que alimentar sua lâmpada, e ela não pode emitir claros e brilhantes raios de luz. …

Pensamentos Em Obediência à Cristo




Destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo. II Cor. 10:5.

O Senhor purifica o coração mais ou menos como arejamos um aposento. Não cerramos janelas e portas, e pomos dentro dele alguma substância purificadora; mas abrimos as portas e janelas completamente , e deixamos o ar purificador do céu penetrar. … As janelas do impulso, dos sentimentos, devem ser abertas para o alto, e o pó do egoísmo e do mundanismo expelido. A graça de Deus precisa invadir as câmaras do espírito, a imaginação ter temas celestes para contemplar, e todo elemento da natureza ser purificado e vivificado pelo Espírito de Deus.

Os pensamentos devem ser limitados, restringidos, impedidos de ramificar-se, de se darem à consideração de coisas que só enfraquecerão, e contaminarão a mente. Os pensamentos devem ser puros, limpas as meditações do coração. …

As nobres faculdades do espírito nos foram dadas pelo Senhor a fim de que as empreguemos na consideração das coisas celestiais. Deus tomou amplas providências para que o indivíduo faça contínuos progressos na vida divina. … Aplicamos nosso tempo e pensamento nas coisas triviais e comuns do mundo, e negligenciamos os grandes interesses que pertencem à vida eterna.

 As nobres faculdades da mente definham e se enfraquecem por falta de exercício nos temas dignos de sua concentração. “Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Filip. 4:8. 

Ao meditarmos na perfeição do nosso Modelo divino, desejaremos tornar-nos inteiramente transformados e renovados à imagem de Sua pureza, … para que sejamos filhos e filhas do Altíssimo.

Contínuo Esforço Multiplica a Força




Mais poder tem o sábio do que o forte, e o homem de conhecimento mais do que o robusto. Prov. 24:5.

Ponde a máxima energia em vosso esforço. Chamai em vosso auxílio as mais poderosas razões. Estais aprendendo. Esforçai-vos por ir ao fundo de tudo em que puserdes a mão. Nunca tomeis como objetivo menos que vos tornar competentes nos assuntos em que vos ocupais. 

Não se deixem cair no hábito de ser superficiais e negligentes em seus deveres e estudos; pois os hábitos se fortalecerão e vos tornareis incapazes de fazer qualquer coisa melhor. 

O espírito aprende naturalmente a satisfazer-se com o que exige menos cuidado e esforço, e ficar contente com alguma coisa medíocre e inferior. Rapazes e moças, existem profundidades de conhecimento que jamais sondaram, e ficais satisfeitos e orgulhosos com as realizações superficiais que atingis. Se soubésseis muito mais do que sabeis, convencer-vos-íeis de que sabeis bem pouco.

É Provado Nosso Caráter





Quando, no teu campo, segares a messe e, nele, esqueceres um feixe de espigas, não voltarás a tomá-lo; para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva será; para que o Senhor, teu Deus, te abençoe em toda obra das tuas mãos. Deuteronômio 24:19.

 É pela providência de Deus que viúvas e órfãos, cegos, surdos, coxos e pessoas atribuladas por diversos modos foram postos em íntima relação cristã com Sua igreja; é para provar Seu povo e desenvolver seu verdadeiro caráter. Os anjos de Deus estão observando para ver como tratamos essas pessoas necessitadas de nossa simpatia, amor e desinteressada generosidade. 
Essa é a maneira de Deus provar nosso caráter.

Temos Paz Mediante a Cruz




Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Rom. 8:1.

Se os pecadores forem levados a contemplar com fervor a cruz, se alcançarem visão ampla do Salvador crucificado, reconhecerão a profundeza da compaixão de Deus e a malignidade do pecado.

À medida que vossa consciência foi sendo despertada pelo Espírito Santo, vistes algo da malignidade do pecado, de seu poder, sua culpa, sua miséria; e o olhais com aversão. … Almejais então o perdão, a pureza, a liberdade. Harmonia com Deus, Sua semelhança que podeis fazer para alcançá-las?

Guardar o Coração Em Cristo







Sobre tudo o que se deve guardar , guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida. Prov. 4:23.

A diligência no guardar o coração é essencial para um saudável crescimento na graça. Em seu estado natural, o coração é morada de pensamentos e paixões pecaminosos. Quando posto em sujeição a Cristo, precisa ser purificado pelo Espírito de toda contaminação. Isso não pode ser feito sem o consentimento do indivíduo.

Uma vez purificado o coração, é dever do cristão conservá-lo incontaminado. Muitos pensam que a religião de Cristo não requer o abandono dos pecados diários, o rompimento com os hábitos que têm mantido a alma em servidão. Renunciam a algumas coisas condenadas pela consciência, mas deixam de representar a Cristo no viver diário. 

Grandes Lições da Natureza




E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam. Mat. 6:28.

A ciência natural é o depósito de Deus, do qual todo estudante da escola de Cristo pode sacar. Os caminhos de Deus na filosofia natural, e os mistérios relacionados com Seu trato com o homem, são um tesouro do qual todos podem retirar.

As flores do campo, em sua infinita variedade, ministram sem cessar ao deleite dos filhos dos homens. O próprio Deus alimenta cada raiz, de modo a exprimir amor a todos quantos sejam susceptíveis de abrandar-se e render-se por meio das obras de Suas mãos. Não necessitamos de exibições artificiais. O amor de Deus se apresenta no belo de Sua criação.