Confiar e Agir Sempre






E disse ao rei: se é do agrado do rei, e se o teu servo acha mercê em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique. Nee. 2:5.

Por fim, a tristeza que oprimia o coração de Neemias não mais pôde ser ocultada. Noites insones dedicadas à oração fervorosa, dias cheios de cuidados, entenebrecidos pela sombra da esperança que se adiava, deixaram o traço sobre o seu semblante. O agudo olhar do monarca, habituado a guardar ciosamente sua própria segurança, está acostumado a ler fisionomias e penetrar disfarces. Vendo que alguma secreta preocupação se apodera de seu servo, inquire repentinamente: “Por que está triste o teu rosto, se não estás doente? Tem de ser tristeza do coração.” Nee. 2:2.

A pergunta enche o ouvinte de apreensão. Não ficaria o rei zangado ao saber que, enquanto externamente empenhado em seu serviço, o cortesão coloca seus pensamentos longe dali, junto ao seu povo afligido? Não seria o ofensor privado da própria vida? E seu acalentado plano de restaurar Jerusalém – não estaria ele a ponto de ser aniquilado? “Então”, diz ele, “temi sobremaneira.” Com lábios trêmulos e olhos lacrimejantes, revela ele a causa de sua tristeza – a cidade, que é o lugar do sepulcro de seu pai, está desolada, e suas portas consumidas pelo fogo. O tocante recital desperta a simpatia do monarca, sem lhe despertar os idolátricos preconceitos; outra pergunta abre a oportunidade que Neemias longamente esperava: “Que me pedes agora?” Nee. 2:4.

Mas o homem de Deus não responde enquanto não pede primeiro o apoio dAquele que é mais alto que Artaxerxes. “Então”, diz ele, “orei ao Deus dos Céus.” A silenciosa petição então enviada a Deus foi a mesma que ele havia feito durante muitas semanas – que Deus fizesse prosperar seu pedido. 

E agora, tomando coragem diante do pensamento de que possuía um Amigo onisciente e todo-poderoso, que trabalhava em seu favor, o homem de Deus calmamente torna conhecido ao rei o seu desejo de ser liberado por algum tempo de sua responsabilidade junto à corte, e autorizado a construir os lugares assolados de Jerusalém, tornando-a uma vez mais uma cidade forte e protegida. Resultados momentosos para a cidade e nação judaicas dependiam daquele pedido. “E o rei mas deu”, diz Neemias, “porque a boa mão do meu Deus era comigo.” Nee. 2:8.

Enquanto Neemias implorava a ajuda de Deus, não cruzou as próprias mãos, achando que não tinha mais responsabilidade pela questão. Com admirável prudência e previsão, passou a fazer todos os arranjos necessários para garantir o bom êxito de seu empreendimento.

Esta é mais uma linda experiência que Cristo nos deixou em Sua Palavra, e nos confirma o quanto devemos ser diligentes e confiantes nas promessas de Deus que nunca falham, nossas ações devem combinar com aquilo que pedimos a Deus. Sempre que Dele buscarmos alguma coisa tem que ser com fé e ação sempre! 

Devemos Considerar Nossa Influência




Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Dan. 12:3.
Os cristãos genuínos terão uma experiência semelhante à de Cristo no deserto da tentação, especialmente aqueles que se empenham em resgatar pessoas das ciladas de Satanás. Enfrentarão os assaltos do inimigo de toda justiça; e assim como Cristo venceu, possam eles vencer mediante a Sua graça. Os cristãos não devem se sentir abandonados por Deus por estarem sujeitos a penosas tentações. 

Ao Vencedor...




Procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum. II Ped. 1:10.

Aqui está a nossa apólice de seguro de vida. (II Ped. 1:10.) Aqui temos expostas as orientações sobre como obter a vida que se mede pela vida de Deus. … Muitos professam a religião de Jesus Cristo, mas não a vivem. De que serve a sua profissão? Poderiam da mesma forma escrever seu nome na areia – e por quanto tempo permaneceria?

A religião de Cristo nos torna melhores homens e mulheres. …

Santidade em Todo a Modo de Viver





Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver. I Ped. 1:15.

Onde o coração é purificado e refinado, e adaptado para a habitação do Espírito Santo, a língua será santificada para a glória de Deus.  Podeis circundar vossa vida com uma atmosfera que será como as brisas do Éden celestial. Abri o coração ao Senhor Jesus. Guardai a língua. Não permitais que ela ande a rédeas soltas em gracejos e zombarias. Estas coisas são indícios de que vosso coração necessita ser purificado das contaminações. …

Vendendo a Bênção




E lhe disse [Esaú]: Peço-te que me deixes comer um pouco desse cozinhado vermelho, pois estou esmorecido. … Disse Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. … E vendeu o seu direito de primogenitura. Gên. 25:30-34.

Cede-se demasiadamente ao desejo e à inclinação como deleite momentâneo. Não existe aquela fome de alma por força espiritual e celestial sabedoria. Cede-se à tentação, o apetite é satisfeito e ocorre uma separação de Deus. …

Vocês se lembram do caso de Esaú. Ele passou pela crise de sua vida sem sabê-lo. Aquilo que considerou como sendo uma questão que mal merecia um rápido pensamento, foi o ato que revelou os traços predominantes de seu caráter.