Feliz Com Jesus!





Quando tudo parece se acabar, olhamos pro Alto e vemos um Deus que não só nos vê, mas também nos ampara em momentos de grande aflição.

Nos momentos mais difíceis, ele nos carrega em Seus ombros, e mostra-nos uma saída...

Quão bom é poder contar com um colo cheio de amor, quando precisamos nos debruçar, chorar, e descansar...!

O MEU FUTURO ESTÁ NAS TUAS MÃOS,Senhor!





TU, Ó SENHOR DEUS, ÉS TUDO O QUE TENHO. O MEU FUTURO ESTÁ NAS TUAS MÃOS; TU DIRIGES A MINHA VIDA. SALMO 16:5


Lembro-me de uma propaganda de automóveis que dizia: “Na vida existem passageiros e motoristas. Precisa-se de motoristas.” O trocadilho é óbvio, mas acho que foi um bom comercial. Tem muita gente por aí que se deixa conduzir; pessoas que vivem ao sabor das circunstâncias e não tomam nas mãos as rédeas da vida. De fato, o mundo precisa mais de motoristas do que de passageiros.

A vida vai acontecendo, os anos vão passando, e não percebem que já estão ficando idosos e nada de significativo fizeram para melhorar este mundo. A vida não pode levar a gente, nós é que precisamos levar a vida de maneira pensada e cristã!

Será Que Sabemos Ouvir Não?





Eu tenho cumprido todas as Suas leis e não tenho desobedecido aos Seus mandamentos. Salmo 18:22.


Você sabe ouvir um não? Não? Então, precisa saber algumas coisas sobre essa palavrinha tão pequena, mas de significado tão importante para qualquer sociedade. Já imaginou um mundo sem “nãos”? Seria o caos. Pode matar? Teríamos que dizer sim. Pode roubar? Teríamos que concordar. Nada funcionaria direito. O trânsito seria o caos. A justiça não precisaria existir, uma vez que tudo seria permitido. Agredir pessoas nas ruas, explorar crianças, desmatar, humilhar. Ninguém teria direito a nada e, ao mesmo tempo, teríamos direito a tudo, mesmo que não fosse legítimo. Realmente, não seria nada fácil; ao contrário, seria o fim de tudo que conhecemos como sociedade.

Mas, se para todos nós é tão óbvio que um mundo sem “nãos” seria muito ruim, então por que temos dificuldades em receber os “nãos” dos nossos pais? Um dia desses, li uma frase interessante. Ela dizia que falar “não” é a maior prova de amor! Acho que tem muito de verdade nisso. Quando Deus disse que “não” deveríamos comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal, Ele estava nos protegendo. 

Sentimento e Emoções Mais Saudáveis





Eu amo os que me amam, e os que de madrugada Me buscam me acharão. Prov. 8:17.

Toda vez que você está sentindo algo, primeiro ocorreu um pensamento, mesmo que não tenha percebido. Quando você acorda de mau-humor, irritado, deprimido, é porque antes de despertar sua mente leu a memória e criou cadeias de pensamentos perturbadores em seus sonhos que excitaram a emoção e geraram aquele humor ao acordar.

Certas pessoas sentem tristeza ou ansiedade em certas horas do dia. Muitos relatam sentir tristeza ao entardecer. O que é isso? Quando diminuem o ritmo de atividades, há pensamentos que querem vir à tona, as janelas da memória se abrem, os pensamentos podem, então, vir à tona, e com eles o desconforto emocional.

O “eu” deve sair da plateia, ir até o palco e dirigir a peça dos pensamentos e emoções! Uma grande parte da sociedade está vivendo sem a administração do “eu” saudável, e habituou-se a seguir os impulsos.

Exija de si mesmo ser livre naquele momento, e não presa dos seus sentimentos. Se você não atuar, criticando, duvidando do que surge como pensamentos e sentimentos perturbadores, suas emoções tomarão conta de sua vida.

Uma emoção insatisfeita exige muito para ter pouco. Uma emoção saudável como a de Jesus, faz muito de quase nada.

 Não fuja das suas dores emocionais.  Leia 1 Coríntios 10:13. Enfrente seus sentimentos, com humildade, mas com firmeza. Deus quer ajudar você a domesticar estas emoções, lidar com elas de modo positivo.

Quando somos abandonados pelo mundo, por uma pessoa, a solidão é superável. Mas quando somos abandonados por nós mesmos, a solidão é quase incurável. Pense antes de reagir com sentimentos descontrolados diante de uma ofensa ou uma situação tensa. Reflita: Até que ponto isto é importante? Não dá para apagar
 o passado, mas dá para não deixar que ele nos perturbe mais como perturbava antes.


Somente de joelhos aos pés de Cristo Jesus, é que as mágoas, os maus pensamentos, e os anseios da alma são resolvidos! Você verá quanto isso é real, quando conseguir se ver inteiramente livre destes males, ao falar sobre o assunto, e não mais sentir aquele peso ou aquela dor que sentia antes.


Uma vez uma pessoa disse algo bem real, que vencer com Deus esses problemas, não é como ter aminésia, e sim lembrá-los sem qualquer sofrimento. Ore, e ajude encorajando alguém que você conheça que está passando por uma situação como esta.


De hoje em diante, viva mais...sinta um poder que te surpreende à cada dia, o poder de Jesus!

Enfrentando as Crises




Não temas, porque Eu sou contigo; não te assombres, porque Eu sou o teu Deus; Eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a Minha destra fiel. Isa 41:10.


Os pais devem inventar maneiras e meios para conservar os filhos ocupados com o que é útil.  Os pais jamais devem se esquecer de que devem trabalhar seriamente por si mesmos e por seus pequenos, para que junto com seus filhos estejam unidos na arca de segurança.

Provem sua disposição para fazer todo esforço ao seu alcance a fim de colocar seus filhos na mais favorável condição para formar o caráter que Deus quer que Seus servos formem. Exercitem todo tendão e músculo espiritual para salvar seu pequeno rebanho. Os poderes do inferno conspirarão por sua destruição. Orem muito mais do que antes. Amorosa e ternamente ensinem suas crianças a irem a Deus como um Pai celestial.

Por seu exemplo na administração do lar, ensinem-lhes o domínio próprio. Ensinem-lhes a serem úteis no lar. Ensinem-lhes que Cristo não viveu para agradar a Si mesmo. O Espírito Santo encherá sua mente com os mais preciosos pensamentos ao se empenharem na própria salvação e na salvação de seus filhos.

Estilo de Vida Nova




Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a Si mesmo Se entregou por mim.Gálatas 2:20.

O eu deve ser morto se desejamos ser contados entres os seguidores de Cristo. O apóstolo diz: “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.  Porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus”.

 “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”. 

Quando homens e mulheres são convertidos a Deus, um novo gosto moral se forma; e eles amam as coisas que Deus ama, pois sua vida está ligada à vida de Jesus pelas correntes douradas das promessas imutáveis. Seu coração é atraído a Deus. Sua oração é: “Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da Tua lei”. Sal 119:8. 

Em Todas as Coisas Ser Temperantes







Na vereda da justiça, está a vida, e no caminho da sua carreira não há morte. Prov. 12:28.
O inimigo está trabalhando com grande poder para levar os homens a condescender com o apetite, satisfazer a inclinação e passar seus dias em descuidada insensatez. Ele apresenta atrações numa vida de prazer egoísta e condescendência sensual.

A intemperança debilita as energias tanto da mente como do corpo. Quem assim é vencido colocou-se no terreno de Satanás, onde será tentado e afligido, sendo finalmente controlado à vontade pelo inimigo de toda a justiça.

Os pais precisam compenetrar-se de sua obrigação de dar ao mundo filhos que tenham um caráter bem desenvolvido — filhos que tenham força moral para resistir à tentação e cuja vida seja uma honra para Deus e uma bênção para os semelhantes. Os que iniciam a vida ativa com firmes princípios estarão preparados para permanecer incólumes no meio das poluições morais desta época corrupta. Aproveitem as mães toda oportunidade de educar os filhos para a utilidade...

A vida é como um espelho




A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” Prov. 15:1.


É um velho ditado brasileiro: “Quando um não quer, dois não brigam.” Simples e ao mesmo tempo profundo. É uma maneira popular de apresentar o que Salomão disse séculos atrás. Não existe coração que não se comova diante de uma resposta gentil.

A vida é como um espelho. Você recebe de volta a imagem que projeta. Palavras duras geram reações agressivas. Palavras suaves geram atitudes gentis.

O Temor do Senhor é Fonte de Vida





“O temor do Senhor é fonte de vida para evitar os laços da morte.” (Prov. 14:27.)


Viver não é apenas existir. Este mundo está cheio de pessoas que existem, mas não vivem. Respirar é prova de existir, não de viver. Você existe com o corpo, vive com a alma.

“O temor do Senhor é fonte de vida”, afirma o texto de hoje. A fonte é inesgotável e constante. Os rios não. Eles dependem da chuva. Não têm vida própria. Nascem das fontes. Jesus é a fonte de vida. Se você quiser experimentar a vida em sua plenitude, precisa ir a Jesus todos os dias. Não se trata apenas de um ritual religioso e, sim, de sobrevivência. Se não o fizer, deixa de viver. Passa simplesmente a existir.

Livres da Culpa





Vinde a Mim, vós que estais cansados e oprimidos, Eu vos aliviarei...Mat 11:28-30.  



Muitas pessoas passam os seus dias aflitas, angustiadas, com o corção apertado, pressionadas pelo sentimento da culpa. Na Bíblia encontramos o caminho para estarmos libertos. Cristo está pronto para nos libertar, mas não contra a nossa vontade.

O ser humano se tortura ao rejeitar o Seu amor, e este é o momento em que Deus deseja mostrar Sua bondade.

Jesus, Exemplo de Obediência




Porque este é o amor de Deus: que guardemos os Seus mandamentos; ora, os Seus mandamentos não são penosos.
1João 5:3.

O Filho unigênito do Deus infinito deixou-nos, por Suas palavras e por Seu exemplo prático, um claro modelo que devemos imitar. Por Suas palavras, ensinou-nos a obedecer a Deus, e por Seu próprio exemplo mostrou-nos como podemos fazê-lo. Esta é precisamente a obra que Ele deseja que cada pessoa faça: obedecer a Deus inteligentemente, e por preceito e exemplo ensinar aos outros o que precisam fazer, de modo a serem obedientes filhos de Deus.

O Visto é Nescessário




“O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria será salvo.  
Provérbios 28:26



Chegará um dia em que todos teremos que apresentar o visto de entrada no reino dos Céus. A Bíblia afirma isso categoricamente. O Céu não é fruto da imaginação de pessoas que tentam sublimar a dor e o sofrimento deste mundo. O Céu também não é uma fuga para pessoas fracas, incapazes de enfrentar com responsabilidade, brio e coragem as agruras desta vida. O Céu existe. É uma das verdades mais cristalinas da Bíblia.


Quando a história deste mundo chegar ao fim, todos – queiramos ou não, acreditemos ou não – teremos que apresentar o visto de entrada. Nesse dia, não terá muito valor o que “achamos”, “pensamos”, ou “acreditamos”.

Manancial De Vida





“A boca do justo é manancial de vida, mas na boca dos perversos mora a violência.” Prov. 10:11.

Falava pouco, e dizia muito. Era o professor preferido. Quase não sorria. Sempre sério e circunspecto, movia-se com lentidão, como se estudasse cada passo que ia dar. Acho que hoje eu sublinharia cada frase dita por ele. Meu professor era uma fonte de sabedoria.

Anos depois o encontrei novamente. Estava doente. Os anos tinham quebrantado o seu corpo, mas não afectaram a sabedoria de suas palavras.

Ao escrever o devocional de hoje, lembro-me do meu velho professor. A boca do justo é um manancial de vida. O manancial é a fonte das águas. Será inesgotável enquanto recolher as gotas de chuva que molham a terra. Se não chover, o manancial acaba. A abundância de suas águas é consequência da chuva que vem de cima; portanto, se o manancial tivesse vida estaria sempre olhando para o céu, consciente de que ele é a origem de suas águas.

Figura simples, mas profunda. Deus é a fonte da verdadeira sabedoria. Se você o procurar todos os dias, a sua vida se tornará fonte inesgotável. Suas palavras serão água para o sedento que agoniza no deserto deste mundo. Você será o oásis onde peregrinos cansados se deterão para receber encorajamento, palavras de ânimo e consolo. Por onde você for, será manancial derefrigério e fortaleza.

Ao longo da vida tenho encontrado pessoas como o meu velho professor. As águas que bebi dessas fontes ajudaram-me a crescer, ensinaram-me a viver, e abriram os meus olhos para horizontes sem-fim. Foram instrumentos de Deus para mostrar-me o caminho.

Beba hoje da fonte inesgotável que é Jesus, receba Suas bênçãos para ser uma bênção por onde for na jornada deste dia. Uma palavra sua, dita na hora certa e da maneira apropriada, pode mudar o rumo de muitas vidas.

O resultado pode não ser visto hoje. Mas, um dia, quem sabe, alguém escreva acerca de você o que eu estou escrevendo do meu velho professor.

Que hoje seja um dia de vitória: 
“A boca do justo é manancial de vida, mas na boca dos perversos mora a violência.”
Alejandro Búllon

Conheçamos a Deus Como Nosso Pai





Enxergar Deus como Pai é muitas vezes difícil para algumas pessoas, especialmente se não tiveram pai ou foram maltratadas por ele ou por uma autoridade masculina. 

Mas qualquer que tenha sido a experiência negativa que você tenha vivido, eu o asseguro de que Deus jamais será um pai que chega bêbado em casa, que bate em você, que o molesta, que mente para você, que o trai, que o abandona e que está ocupado demais para você. Ele é diferente. Ele nunca o deixará nem o abandonará (Sl 27:10 e 94:14). Ele terá sempre o melhor interesse em mente e sempre lhe dará muito mais do que você sonhou para você mesmo (Ef 3:20-21). 

Mateus 5:1-16.




1 Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele,
2 e ele começou a ensiná-los, dizendo:
3 Bem-aventurados[20]os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.
4 Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.
5 Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.
7 Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.
8 Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.
9 Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.
10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.
11 Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês.

Precisamos de Oração Constante






Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto. Luc. 4:1.

Por que, no início de Seu ministério público, foi Cristo levado ao deserto para ser tentado? Foi o Espírito que O conduziu para lá, e Ele foi, não em Seu próprio favor, mas em nosso favor, para vencer por nós. Não houve imposição a esse respeito. Ele foi levado pelo Espírito, para que Sua humanidade fosse provada, como Alguém que havia assumido a posição de cabeça da raça caída.

Cristo havia estado – e Se encontrava então – em perfeita harmonia com o Pai. Devia ser provado e testado como representante da raça. Foi conduzido pelo Espírito ao deserto para enfrentar o inimigo num encontro pessoal, para destronar aquele que alegava ser o príncipe dos reinos do mundo.

Perdão, Uma Dádiva do Céu




Tu, ó Deus perdoador, clemente e misericordioso, tardio em irar-Te e grande em bondade, Tu não os desamparaste. Neem. 9:17.


Requer a justiça que o pecado não seja meramente perdoado, mas que seja executada a pena de morte. Deus, no dom de Seu Filho unigênito, satisfez a ambos esses requisitos. Morrendo em lugar do homem, Cristo cumpriu a pena e proveu perdão.

Deus requer que confessemos nossos pecados e perante Ele humilhemos o coração; devemos, porém, ao mesmo tempo ter confiança nEle como um terno Pai, que não abandona aqueles que nEle põem a confiança. … Deus não Se desanima conosco por causa de nossos pecados. Podemos cometer erros e ofender o Seu Espírito; mas quando nos arrependemos e vamos ter com Ele com o coração contrito, Ele não nos faz voltar. Há empecilhos a serem removidos. Têm-se acariciado sentimentos errados, e tem havido orgulho, presunção, impaciência e murmurações. Tudo isso nos separa de Deus. Os pecados devem ser confessados; tem de haver mais profunda obra de graça no coração. …

Só Sobrevive A Fé Genuína






E viu Israel o grande poder que o Senhor exercitara contra os egípcios; e o povo temeu ao Senhor e confiou no Senhor e em Moisés, Seu servo. Êxo. 14:31.


As vozes do povo de Israel soaram por sobre as águas do Mar Vermelho em glorioso triunfo.

Mas foi testada a sua fé logo a seguir. O Senhor saberia quanto poderia depender da constância e lealdade de Seu povo para com Ele. Foram-se numa jornada de três dias no deserto e não acharam água. “Afinal, chegaram a Mara; todavia, não puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas.” … “E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?” Êxo. 15:23 e 24. Em vez de confiar no Senhor e temê-Lo, nEle crendo sob circunstâncias aparentemente desanimadoras, censuraram seu líder.

Assim agem as pessoas nesta geração. O plano da tentação de Satanás é sempre o mesmo. Enquanto tudo é prosperidade, as pessoas acham que possuem fé. Mas quando vem o sofrimento, a tragédia ou o desapontamento, perdem o ânimo. A fé que depende das circunstâncias ou do ambiente, que só vive quando tudo corre bem, não é fé genuína.

Há Esperança Para Todos




Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado. I Coríntios 10:11.
As murmurações do antigo Israel, e seu rebelde descontentamento, bem como os poderosos milagres operados em seu favor, e os castigos de sua idolatria e ingratidão, acham-se escritos para nosso benefício. O exemplo do antigo Israel é apresentado como advertência ao povo de Deus, a fim de evitarem a incredulidade e escaparem a Sua ira. Houvessem as iniqüidades dos hebreus sido omitidas do registro sagrado, sendo contadas apenas suas virtudes, sua história deixaria de ensinar-nos a lição que ensina. …

Com Todo o Coração




“Louvar-Te-ei, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as Tuas maravilhas.” Salmo 9:1
A vitória ainda não tinha chegado. Não havia aplausos, medalhas, nem reconhecimento público. O salmista ainda não podia erguer a taça de campeão, mas podia vê-la com os olhos da fé e louvar ao Senhor pelas maravilhas que ainda não tinham acontecido.
Se ele passasse o tempo a reclamar e a queixar-se, talvez nada sucedesse. Mas o salmista é capaz de louvar pelo Sol que sairá amanhã, ainda que ele esteja hoje mergulhado nas sombras.
O seu louvor não nasce do dever. Ele não cumpre apenas uma obrigação. Não se deixa levar pelo mero formalismo. Louva “de todo o coração”. Meio coração não é coração. Um coração dividido rasga a vida ao meio, desintegra e mata. Um coração dividido não consegue louvar.
Ninguém pode servir a dois senhores. Com meio coração, cai-se no terreno da pantomima. O seu louvor está destituído de autenticidade. E se não somos capazes de olhar para a frente com os olhos da fé, e com todo o nosso coração, não veremos as “Suas maravilhas”.
Mas, segundo o versículo de hoje, para David não bastava louvar. Ele acrescenta, “contarei todas as Tuas maravilhas”. Ninguém será vigoroso na vida espiritual, a menos que conte as maravilhas de Deus a todos aqueles com quem se relaciona.
Na parábola da moeda perdida, quando a mulher achou a moeda, a primeira coisa que fez foi reunir os seus amigos, vizinhos e familiares para lhes contar a “maravilha”. Só guardam silêncio as pessoas em cuja vida Deus não realiza maravilhas.
O que é que perdeu? Uma moeda? O lar, o emprego, o filho, a paz do coração? Vá a Deus, louve o Seu nome de todo o coração. Agradeça pelas maravilhas que ainda não recebeu, mas que é capaz de ver pela fé. E aguarde, pacientemente, porque Deus não falha com os filhos sinceros.
Louve a Deus. Não use intermediários. “Louvar-Te-ei, Senhor”, diz o salmista. Louve-o com todo o seu ser. Não seja só meio espiritual. Agradeça ao Senhor as maravilhas futuras que acontecerão na sua vida.
Com este pensamento em mente, saia hoje repetindo para si mesmo: “Louvar-Te-ei, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas.”

Buscar Sabedoria, é Buscar Felicidade





Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento. Prov. 3:13.

A cerimônia da unção de Davi… foi… uma indicação ao jovem acerca do alto destino que o aguardava. …

Apesar do elevado cargo que deveria ocupar, continuou silenciosamente com sua ocupação, contente com esperar o desenvolvimento dos planos do Senhor, no tempo e maneira que Lhe aprouvessem. Tão humilde e modesto como antes de sua unção, o pastorzinho voltou às colinas, e vigiava e guardava seus rebanhos com tanta ternura como sempre. Com nova inspiração, porém, compunha suas melodias, e tocava em sua harpa. Diante dele se estendia uma paisagem de rica e variada beleza. …

A Importância Do Cuto Em Familia





Não… depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para 
nosso prazer. 1 Timóteo 6:17.

Devíamos ser mais felizes e mais úteis, se nossa vida doméstica e nossas relações sociais fossem governadas pelos princípios da religião cristã, e ilustrassem a mansidão e simplicidade de Cristo. … Que os visitantes vejam que estamos procurando tornar felizes os que nos cercam, através de nossa jovialidade, simpatia e amor.

Ao nos esforçarmos para garantir o conforto e a felicidade de nossos hóspedes, não passemos por alto nossa obrigação para com Deus. A hora de oração não deve ser negligenciada sob motivo algum. … À tardinha, quando puderdes orar com serenidade e entendimento, apresentai vossas súplicas e alçai vossas vozes em alegre e grato louvor. Que todos os que visitam os lares cristãos possam ver que a vossa hora de oração é a mais sagrada, a mais preciosa, e a mais feliz hora do dia. Um tal exemplo não ficará sem efeito.

Cada Um Recebeu Um Dom



A graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. Efés. 4:7.


Os talentos que Cristo confiou a Sua igreja representam especialmente os dons e bênçãos conferidos pelo Espírito Santo. “Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas. 


Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” I Cor. 12:8-11. Nem todos os homens recebem os mesmos dons, porém a cada servo do Mestre é prometido algum dom do Espírito.

Aproveite As Oportunidades




 E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-Se oferecido uma vez […] aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que O aguardam para a salvação. Hebreus 9:27, 28.


Ninguém deseja morrer. Mesmo as pessoas que creem que vão para o Céu no momento da morte buscam de todas as formas prolongar a vida aqui. A morte é um encontro ordenado pelas circunstâncias da vida no planeta Terra. Ela é o destino que todos partilhamos, e ninguém, exceto alguns vultos das Escrituras, jamais escapou dela. Há os que não gostam de ouvir do realismo da morte, mas seria tolice viver como se a vida aqui fosse durar para sempre. Para colocar a questão em termos claros, o funeral é tão parte do casamento quanto a lua de mel, embora quase nunca nos lembremos disso.

A Bíblia nos adverte e a natureza dá testemunho de que tudo aquilo que tem início também tem um fim. O dia tem início com o nascer do sol. Mas o sol se põe e surgem as sombras. E então esse dia está para sempre eliminado do calendário, para nunca mais voltar. Nunca poderemos repetir o dia de hoje. Assim é também conosco. Nascemos, vivemos a infância, juventude, vida adulta e velhice. Então o tempo da partida chega para todos. A estatística da morte tem um índice impressionante: 100%.