Cuidadosos ao Escolher





Levantou Ló os olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada. Gên. 13:10.
Não estavam fechados os olhos do entendimento de Abraão quando ele decidiu que a melhor coisa a fazer era separar-se de Ló, mesmo tendo sido para ele um pai. Mas contenda e discórdia não podia ele suportar, mesmo entre os pastores. Não podia ter sua paz de espírito perturbada por diferenças desagradáveis. A separação lhe era dolorosa, mas precisava ocorrer.
Abraão permitiu a Ló a escolha do lugar para onde iria, de modo que posteriormente Ló não fosse tentado a pensar que, na separação, tinha Abraão em vista o seu próprio interesse. Ló escolheu um formoso local perto de Sodoma. A terra de sua escolha possuía todas as vantagens naturais, mas ele deixou de investigar a moral e religião dos sodomitas. Temos o registro de sua história posterior. Chegou o momento em que teve de fugir da corrupta cidade, que era entenebrecida com crimes de todo tipo e espécie. Obteve a permissão de advertir suas filhas e genros, mas não lhe atentaram para a advertência mais do que o haviam feito com suas instruções. Zombaram de sua fé em Deus e pereceram na destruição de Sodoma.

Esta é uma lição para todos nós. Devemos agir cuidadosamente na escolha de lares para nossas famílias. Devemos buscar a ajuda do Senhor para a criação de nossos filhos e em sua escolha de uma profissão. Cada família deve buscar a Deus constantemente, confiando em que Ele os guiará com retidão. Necessita-se de agudo discernimento para evitar uma direção errada, com vistas ao lucro mundano.
A vontade do Senhor deve ser a nossa vontade. Deus deve ser o primeiro, último e melhor em tudo. Devemos ser suscetíveis de ensino como uma criancinha, agindo cuidadosamente e com inteira confiança em Deus. Nossos interesses eternos estão envolvidos nos passos que damos, quer nos movamos rumo à cidade celestial cujo arquiteto e edificador é Deus, quer na direção das belas atrações terrenas de Sodoma.
Deus não nos consulta as opiniões e preferências. Ele sabe aquilo que os seres humanos não sabem – os resultados futuros de cada ação – e por isso devem os nossos olhos dirigir-se para Ele e não para as vantagens mundanas apresentadas por Satanás. 
É através da oração e comunhão que Deus orienta seus filhos. Que diariamente busquemo-Lo antes de tomar qualquer decisão, mesmo que nos pareça de pouca importância.