Um Teste a Mais





Disse o Senhor a Satanás: Eis que ele está em teu poder; mas poupa-lhe a vida. Jó 2:6
No segundo concílio celestial Satanás não parece impressionado com a fidelidade de Jó, após ter perdido tudo, e diz com desprezo a Deus:
 Ora, isso não é nada! Um homem aguenta qualquer coisa para salvar a vida. Faze-o sofrer um pouco e blasfemará contra Ti na Tua face!

Novamente Deus permitiu que Satanás afligisse Jó ainda mais, com a ressalva de não lhe tirar a vida.

Então Satanás saiu da presença de Deus decidido a causar tanto sofrimento a Jó a ponto de este desejar a morte. Feriu-o “de tumores malignos, desde a planta do pé até ao alto da cabeça” (2:7).

Para garantir sua vitória, Satanás usou também algumas pessoas. Os amigos de Jó, em vez de lhe trazerem conforto, procuraram levá-lo a crer que ele era o culpado de tudo. Sua esposa, que deveria ser a primeira a dar-lhe apoio, aconselhou-o a amaldiçoar a Deus e morrer.

Não Julgar Aos Outros




Quem és tu que julgas o servo alheio? Para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estará em pé, porque o Senhor é poderoso para o suster. Romanos 14:4

Apesar de haver falta de juízes para julgar os volumosos processos que se amontoam nos fóruns, o número de pessoas com vocação para a magistratura, mesmo dentro da igreja parece ser muito grande. Com que facilidade se julga um irmão pelo que come, bebe, veste ou faz! E isto não é novo, pois quase dois mil anos atrás o apóstolo Paulo já perguntava: “Quem és tu que julgas o servo alheio?”

Boa pergunta. Quem és tu? Um padrão de conduta, cujo exemplo todos deveriam seguir? Então, pelo menos uma coisa te falta: não julgar os outros, especialmente considerando o verso anterior: “Quem come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come, porque Deus o acolheu” (Rm 14:3). Outra tradução diz: “Pois Deus o aceitou” (NVI). A conclusão é óbvia: Se Deus o aceitou, por que você não o aceitaria?

Beleza Não é Tudo




Vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram. Gênesis 6:2


A beleza física é o atributo pessoal mais altamente valorizado em nossa e em outras culturas. E este fator acompanha o ser humano do nascimento à morte. Por essa razão, muitas mães ficam um tanto deprimidas, na maternidade, ao verem o filho recém-nascido. Elas esperavam dar à luz um verdadeiro “bebê Johnson”, com cabelos loiros, encaracolados, grandes olhos azuis, faces rechonchudas e coradas, e sorridente, mostrando já quatro dentinhos.

Em vez disso, trouxeram-lhes um pedaço de gente todo avermelhado, desdentado, careca, e berrando a plenos pulmões. A aparência é, em geral, decepcionante nos recém-nascidos.
Moisés, entretanto, parece ter sido uma exceção à regra, pois a Bíblia declara três vezes que ele era um bebê formoso: “E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que era formoso, escondeu-o por três meses” (Êx 2:2; ver também At 7:20; Hb 11:23).

O Valor Das Palavras




Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo. Tiago 3:2

O que significa “não tropeçar no falar”?  Será que o texto tem a ver com palavras ríspidas, ofensivas, dirigidas a outrem?

Ora, a palavra é o nosso principal veículo de comunicação interpessoal e tem o poder de influir sobre o nosso estado de ânimo, interferir em nossas emoções e provocar reações físicas. Daí por que as Escrituras dão tanta importância às palavras. Vejamos alguns exemplos:

“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Pv 15:1). “A morte e a vida estão no poder da língua” (Pv 18:21). “Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o insensato do que para ele” (Pv 29:20).

Memória Curta, Muitas Vezes.




Cedo, porém, se esqueceram das Suas obras e não Lhe aguardaram os desígnios. Salmo 106:13
A mídia tem afirmado, com insistência, que a memória coletiva do brasileiro é curta, e as pessoas se esquecem das coisas muito depressa.

O problema da memória curta não é peculiaridade dos brasileiros. A imprensa em outros países usa o mesmo termo para qualificar muitos dos seus cidadãos. Esta é, na verdade, uma característica da humanidade, cujos registros remontam aos tempos antigos.

Vejam, por exemplo, o caso do copeiro-chefe de Faraó, que teve um sonho, na prisão, e José, após dar a interpretação correta, lhe pediu: “Porém lembra-te de mim, quando tudo te correr bem; e rogo-te que sejas bondoso para comigo, e faças menção de mim a Faraó, e me faças sair desta casa” (Gn 40:14).

Mas tão logo o copeiro foi reintegrado ao cargo, esqueceu-se completamente de José. Só se lembrou dele dois anos depois, quando o próprio Faraó teve um sonho e ficou perturbado.

O povo de Israel foi libertado da escravidão egípcia pelo poder de Deus. Vários milagres foram operados, como a passagem em seco pelo mar Vermelho, a água que saiu da rocha, o maná, a coluna de nuvem durante o dia e a coluna de fogo à noite. No entanto, enquanto Moisés se demorava no monte Sinai, recebendo as tábuas da lei e outras instruções, Deus lhe disse após quarenta dias: “Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste sair do Egito, se corrompeu e depressa se desviou do caminho que lhe havia Eu ordenado” (Êx 32:7, 8).

Memória curta. Depressa se esqueceram das maravilhas operadas por Deus. São inúmeras as referências bíblicas que narram o mesmo fato nas seguintes palavras: “Os filhos de Israel fizeram o que era mau perante o Senhor e se esqueceram do Senhor, seu Deus” (Jz 3:7). “Porém esqueceram-se do Senhor, seu Deus” (1Sm 12:9). “Porquanto te esqueceste do Deus da tua salvação e não te lembraste da Rocha da tua fortaleza” (Is 17:10). “Porque Israel se esqueceu do seu Criador e edificou palácios” (Os 8:14). Por isso são igualmente abundantes as admoestações: “Lembra-te” e “não te esqueças”.

Se você também tem memória curta, lembre-se de não esquecer de nem um só dos benefícios divinos.

Que a bondade do Senhor, seja motivo de nosso louvor e adoração enquanto vivermos!

Somos Santos ou Pecadores?






Mas os santos do Altíssimo receberão o reino e o possuirão para todo o sempre, de eternidade em eternidade. Daniel 7:18

Muitos cristãos não se consideram nem santos nem pecadores. Eles acham que estas são posições extremas. Para eles, o pecador é um indivíduo indesejável, que se deleita no seu mundanismo e recusa entregar-se a Deus.

Por outro lado, o santo é um “desmancha-prazeres”, que vive no mundo da Lua, procura se afastar dos pecadores e se esforça para ser salvo. É um indivíduo sem vida, que reprova os divertimentos e olha com desconfiança para quem é alegre demais.

O problema, porém, é que se você não é nem santo nem pecador, ou seja, nem frio nem quente, é morno – uma condição intermediária condenada na Bíblia, pois é melhor ser santo ou pecador do que tentar conciliar as duas coisas.

O que é um santo, segundo a Bíblia?

Devemos Compartilhar: A Salvação Em Jesus





Muitos outros creram nEle, por causa da Sua palavra, e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo. João 4:41, 42

A Mercedes-Benz tem, ao longo dos anos, introduzido em seus carros muitos dispositivos de segurança que foram copiados por outros fabricantes e se tornaram comuns nos veículos modernos.

Certa vez perguntaram a um engenheiro da Mercedes-Benz por que eles não exigem que sua patente seja respeitada. Ele respondeu: “Porque há coisas, na vida, que são importantes demais para não serem partilhadas.”

É a Lei do Tudo ou Nada




Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças. Eclesiastes 9:10
Um famoso fisiologista de Boston, descobriu, há anos, que no mundo natural há uma lei, à qual chamou de “lei do tudo ou nada”. As funções de todos os seres vivos, tanto de plantas como de animais, obedecem a este princípio: ao serem estimuladas a agir, elas respondem com o melhor de sua capacidade. Ou simplesmente não reagem.

Ele demonstrou que, quando a fibra de um músculo cardíaco é estimulada por um impulso nervoso suficiente para provocar uma reação, ela se contrai o máximo que pode. A contração não poderia ser melhor. Em todo o mundo natural, os seres vivos reagem sempre a um estímulo com o nível máximo de desempenho. Só há uma exceção: o ser humano. Somos o único organismo biológico que tende a fazer as coisas com o coração dividido.

Pássaro Solitário






Não durmo e sou como o passarinho solitário nos telhados. 
Salmo 102:7


Em muitas  cidades, grandes e pequenas pessoas estão cheias de tristeza e amargura, e se fecham dentro de si mesmas. É com razão, portanto, que os especialistas classificam a solidão como sendo “a doença mais devastadora de nossa época”.

Davi enfrentou muitas vezes a dor da solidão no deserto, em cavernas e rochas, onde ia se refugiar para escapar de seus inimigos. Em sua solidão e abandono, o cantor de Israel exclamou: “Não há quem me reconheça, nenhum lugar de refúgio, ninguém que por mim se interesse” (Sl 142:4). “Volta-Te para mim e tem compaixão, porque estou sozinho e aflito” (Sl 25:16).

Solidão é falta de amor. A pessoa solitária ou não ama, ou não é amada, ou ambas as coisas. E o vazio infinito que todo ser humano possui na alma só pode ser preenchido por algo também infinito: o amor de Deus.

Felizmente, existe remédio: “Muitos estão sofrendo muito mais de males da alma do que de enfermidades do corpo, e não encontrarão alívio enquanto não forem a Cristo, o manancial da vida. Os queixumes de fadiga, solidão e descontentamento cessarão então”

Quando solitários e aflitos, vivendo as tristezas próprias das manhãs nubladas ou as angústias das tardes escuras, podemos confiar na promessa de Cristo: “Eis que estou convosco todos os dias” (Mt 28:20).

Derrame sua alma em oração e sinta a presença e o amor desse Amigo “mais chegado do que um irmão” (Pv 18:24).

Ninguém precisa se sentir sozinho, pois Jesus prometeu estar sempre com os que O buscam. Então é só convidá-Lo, que Sua preciosa presença encherá nossa vida de luz,  paz e amor.

Há Um Poder Maravilhoso No Silêncio




Depois daquela voz, achou-Se Jesus sozinho. Eles calaram-se e, naqueles dias, a ninguém contaram coisa alguma do que tinham visto. Lucas 9:36


Um dia, Jesus subiu ao Monte Tabor, acompanhado de Pedro, Tiago e João. Os discípulos, com certeza, não estavam preparados para o que iria acontecer ali. Embora estivessem com muito sono, conseguiram ficar de olhos abertos e viram algo do qual jamais se esqueceriam. Eles viram a glória em que apareceram Moisés e Elias, e então foram todos envolvidos por uma nuvem. “E dela veio uma voz, dizendo: Este é o Meu Filho, o Meu eleito; a Ele ouvi” (Lc 9:35). Quando a voz falou e a nuvem se retirou, Moisés e Elias haviam desaparecido. Lucas então nos diz que os discípulos se calaram e não contaram a ninguém do que tinham visto.

Há certas experiências para as quais as palavras são inadequadas. Como traduzir em palavras, por exemplo, o que os pais sentem ao ver o seu primeiro filho recém-nascido?

Trabalhai Até Que Ele Venha





Negociai até que eu volte. Lucas 19:13

Desde que Cristo ascendeu aos céus, Seu retorno tem sido considerado iminente. O livro de Atos mostra que os cristãos primitivos esperavam que Cristo retornasse dentro de pouco tempo. As maravilhas e sinais executados pelos apóstolos (At 2:43) eram considerados sinais do breve retorno de Cristo. A única coisa que faltava era o Seu glorioso aparecimento.

À luz dessa expectativa, os discípulos acharam conveniente esperar a volta de Cristo em reuniões de oração e louvor a Deus. Eles não pensavam em organizar grupos evangelísticos para pregar o evangelho por todo o império. Também não pareciam preocupados em aumentar suas propriedades ou aperfeiçoar sua experiência vocacional. “Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade” (At 2:44, 45). Tal era o senso de urgência quanto à vinda de Cristo entre os cristãos primitivos.

Cuidadosos ao Escolher





Levantou Ló os olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada. Gên. 13:10.
Não estavam fechados os olhos do entendimento de Abraão quando ele decidiu que a melhor coisa a fazer era separar-se de Ló, mesmo tendo sido para ele um pai. Mas contenda e discórdia não podia ele suportar, mesmo entre os pastores. Não podia ter sua paz de espírito perturbada por diferenças desagradáveis. A separação lhe era dolorosa, mas precisava ocorrer.
Abraão permitiu a Ló a escolha do lugar para onde iria, de modo que posteriormente Ló não fosse tentado a pensar que, na separação, tinha Abraão em vista o seu próprio interesse. Ló escolheu um formoso local perto de Sodoma. A terra de sua escolha possuía todas as vantagens naturais, mas ele deixou de investigar a moral e religião dos sodomitas. Temos o registro de sua história posterior. Chegou o momento em que teve de fugir da corrupta cidade, que era entenebrecida com crimes de todo tipo e espécie. Obteve a permissão de advertir suas filhas e genros, mas não lhe atentaram para a advertência mais do que o haviam feito com suas instruções. Zombaram de sua fé em Deus e pereceram na destruição de Sodoma.

Consagração de Nossa Família





Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor, assim    
alva, a Sua vinda é certa; e Ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a Terra. Oséia.s 6:3.

Vocês jamais devem separar Cristo da vida e da família, e fechar as portas para Ele através de palavras e ações anticristãs. Existem aqueles que professam a verdade e que negligenciam a oração familiar. Mas como podem vocês se aventurar a seguir com seus afazeres sem depositar o cuidado de sua alma ao Pai Celeste? Vocês devem mostrar que confiam nEle. Devem consagrar a família a Deus antes de sair de casa.

Dependemos de Deus Para Obter Vitória




E aconteceu que, ao ser todo o povo batizado, também o foi Jesus; e, estando Ele a orar, o Céu se abriu, o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corpórea como pomba; e ouviu-se uma voz do Céu: Tu és o Meu Filho amado, em Ti Me comprazo. Lucas 3:21-22.

Os professos seguidores de Cristo podem ser fortes no Senhor quando se beneficiam das provisões feitas para eles através dos méritos de Jesus. Deus não fechou os Céus às humildes orações de corações arrependidos, submissos e confiantes. A oração humilde, simples, sincera e perseverante do fiel penetrará o Céu, tão certamente como o fez a oração de Cristo [quando Ele foi batizado]. O Céu se abriu à Sua oração e isso nos mostra que podemos ser reconciliados com Deus. Essa comunicação entre nós e Deus é estabelecida através da justiça de nosso Senhor e Salvador. Cristo tomou sobre Si a humanidade, e ainda assim manteve estreita e íntima comunhão com Deus. Ele ligou a humanidade com Sua natureza divina, possibilitando que nos tornemos participantes da natureza divina, e assim escapemos da corrupção que pela concupiscência há no mundo.

O Preço Da Insensatez.




Porque ele não sabia que já o Senhor Se tinha retirado dele. Juízes 16:20.
Dia após dia Dalila insistia com ele, até que “sua alma se angustiou até à morte”; contudo um poder sutil o conservava ao lado dela. Vencido finalmente, Sansão deu a conhecer o segredo: “Nunca subiu navalha à minha cabeça, porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria, e seria como todos os mais homens.”

Não Duvide Do Espírito Santo




   Quando Deus atua no coração dos homens, a fim de atraí-los para Cristo, parece que incide sobre eles um poder coercivo, e eles creem e se entregam à influência do Espírito de Deus. 

   Mas, se não mantêm a preciosa vitória que Deus tem dado; se permitirem que revivam velhos costumes e hábitos, e condescendem com diversões ou luxo mundano; se negligenciam a oração e deixam de resistir ao mal, então são aceitas as tentações de Satanás e eles são levados a duvidar da veracidade de sua experiência anterior.
   Verificam que são fracos em poder moral, e Satanás lhes declara que não adianta fazerem tentativa de levarem uma vida cristã. Ele diz “A experiência que julgáveis ser de Deus era somente o resultado de indevida emoção e impulso”.
Logo que o instrumento humano acolhe essas insinuações do maligno, elas começam a parecer razoáveis, e então aqueles que não deviam acreditar nisso, que tiveram mais longa experiência na obra de Deus, reforçam as sugestões de Satanás, e o Espírito Santo é ofendido pela alma.

RESPONSABILIDADE



Leia Tiago 3:1. Que ponto importante ele apresenta sobre responsabilidade?

Professores na igreja e em escolas cristãs têm uma responsabilidade especialmente pesada. Eles moldam mentes e corações de uma forma que dura por muitos anos. Essa influência inclui o efeito que terão sobre muitos outros além de sua esfera de ação imediata, começando com seus alunos, que influenciam outros, os quais influenciam ainda outros, e assim se forma um efeito semelhante ao das ondas que surgem quando lançamos um objeto na água, chamado “efeito de ondulação”. Quanto mais sabemos, mais responsáveis nos tornamos por utilizar e transmitir esse conhecimento.

Crescimento Através Da Palavra



Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:16-17.

O professor da verdade deve avançar em conhecimento, crescendo em graça e na experiência cristã, cultivando hábitos e práticas que honrarão a Deus e a Sua Palavra. Ele deve mostrar aos outros como fazer uma aplicação prática da Palavra. Cada progresso que fazemos em habilidade santificada, em variados estudos, nos ajudarão a compreender a Palavra de Deus; e o estudo das Escrituras nos ajuda no estudo de outras áreas essenciais na educação.

Depois do primeiro contato mais íntimo com a Bíblia, o interesse do pesquisador mais ávido cresce rapidamente. A disciplina obtida através de um estudo regular da Palavra de Deus o capacita a ver uma novidade e beleza na verdade que antes ele não discernia. Referências a textos, ao falar, se torna natural e fácil para um estudante da Bíblia.

Acima de tudo mais, é essencial aos professores da Palavra de Deus procurar, com sinceridade, possuir eles mesmos a evidência intrínseca das Escrituras. Aqueles que desejam ser abençoados com essas evidências devem pesquisar as Escrituras por si mesmos. Ao aprenderem as lições dadas por Cristo, e compararem verso com verso, para ver se eles mesmos exibem suas credenciais, obterão conhecimento da Palavra de Deus e a verdade será escrita em seu coração. [...]

Existem muitos casos em que pessoas que têm defendido o cristianismo contra céticos têm posteriormente perdido a própria salvação nos labirintos do ceticismo. Contraíram a malária e morreram espiritualmente. Possuíam fortes argumentos em favor da verdade e muitas provas exteriores, mas não possuíam firme fé em Cristo. Oh, existem milhares e milhares de cristãos professos que nunca estudam a Bíblia! Estude a Palavra sagrada com oração para benefício da própria alma. Ao ouvir a palavra de pregadores vivos, se eles possuem uma conexão viva com Deus, você perceberá que o Espírito e a palavra estarão em harmonia.

Andar a Segunda Milha





Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas. Mateus 5:41
Não gostamos de fazer as coisas por obrigação. Dá a impressão de que estamos nos submetendo a um pedido despropositado e sendo inferiorizados. Esperneamos, argumentamos, reclamamos, mas não adianta. Obrigação significa ausência de diálogo. Não há opção. Não opine! Não discuta! Não há escolha.

Acredito que, fora do momento de combate, em nenhum outro momento o soldado romano era mais odiado do que quando recrutava um civil para carregar suas armas e equipamento. Mas Jesus não limitou a questão ao soldado romano: “Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas.”

Uma das características do verdadeiro cristianismo é produzir homens e mulheres da segunda milha. E o importante é como caminhar a segunda milha. Tenho que andar nela com alegria, com entusiasmo, sem ressentimento e sem reclamação.

Na primeira milha, você vai se encontrar com gente que chega na hora e sai na hora. Na segunda, vai se encontrar com quem chega antes e sai depois.

Na primeira milha, você vai ver pessoas que fazem até 95% do trabalho. Na segunda, pessoas que vão dos 95% aos 100%. Na primeira milha, você vai se encontrar com gente que inventa qualquer motivo para se ausentar do trabalho. Na segunda, vai se unir a gente disposta a dar mais energia do que se espera e até a se sacrificar.

A primeira milha está sempre cheia, congestionada. Os que viajam nela são os que perguntam: “Como é que eu posso fazer o mínimo e, mesmo assim, sobreviver no emprego?”

Somos chamados a andar a segunda milha mesmo quando a mesa está abarrotada de trabalho e as pessoas chegam fora de hora. Quando vem um pedido no fim do expediente e você está com acúmulo de trabalho. Quando passam para você uma carga extra de trabalho de outra pessoa que é “folgada” e preguiçosa. Você anda a segunda milha quando faz mais do que estão lhe pedindo. Até mesmo quando lhe pedem que faça uma coisa de que você não gosta, ou que seja desinteressante para você.

Em todos os postos de trabalho, em todas as posições, precisamos hoje de gente da segunda milha. Se a lei do menor esforço prevaleceu durante algum tempo, você deve estar atento porque, mesmo sem se falar de “segunda milha”, valoriza-se a tenacidade e a dedicação no trabalho.

Sejamos os que estão sempre dispostos á andar a segunda milha
 como Jesus sempre o fez, quase não teve tempo pra descansar da fadiga do dia...

Será que você pode honestamente dizer que é uma pessoa da segunda milha?

PODE CHEGAR HOJE, NOSSO MESTRE!




Vocês também precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam. Mateus 24:44

Por trás das notícias e manchetes dos jornais e noticiários, está o incessante tique-taque do relógio de Deus indicando que estamos nos momentos finais da história da Terra. Parece que a natureza está demonstrando que o desrespeito às leis do meio ambiente tem limite. Transgredimos essas leis e por isso a própria natureza está se rebelando.

SIGA A JUSTIÇA SEMPRE!





O que segue a justiça e a bondade, achará a vida, a justiça e a honra.. Prov. 21:21

Se você pegar o avião para Buenos Aires com certeza chegará a Buenos Aires. Não tem como pegar a estrada de Washington para Nova Iorque e chegar a Miami. Este é o conselho bíblico de hoje. Deseja obter vida, justiça e honra? Siga o caminho da justiça e da bondade. Jesus é esse caminho.

Quando Jesus esteve na terra disse um dia: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim” – 
João 14:6.

Em que sentido Jesus é o caminho? Ele convida você a uma vida de companheirismo diário. Cristianismo é justamente isso, andar com Jesus todos os dias. Desde a hora em que você acorda, cedo pela manhã até a hora em que você adormece. Trabalhando, estudando, comprando e vendendo, fazendo qualquer coisa. Se você tem consciência da presença de Jesus, é um cristão.

Como Nós Fomos Influenciados, Estamos Influenciando.



Assim como nós fomos influenciados, estamos influenciando 
outras pessoas também. Então, que responsabilidade, não é mesmo?!!!
Bem, há pessoas muito especiais que estão sob nossa influência direta: nossos filhos. Se o que eu falo para meu filho é tirado do meu coração, meu filho ouve o meu coração – sabendo que, nesse sentido, “meu coração” significa “meu caráter” (meus valores, princípios, crenças, ações, reações, emoções, e a maneira como vejo e me relaciono com o mundo, e com a eternidade).
Ora, eu preciso estar ciente sobre a minha responsabilidade! Estou criando um pessoa tanto para o mundo quanto para o Céu! Que responsabilidade!!!


Sempre Para o Nosso Bem


E o Senhor nos ordenou que fizéssemos todos estes estatutos, para temermos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. Deut. 6:24.

Quando o jovem sai ao mundo, para encontrar suas seduções ao pecado – a paixão de ganhar dinheiro, a paixão dos divertimentos e contemporizações, da ostentação, do luxo, extravagâncias, engano, fraude, roubo e ruína – que ensinos encontrará ali?

O Espiritismo afirma que os homens são semideuses, não decaídos; que “cada mente julgará a si mesma”, que “o verdadeiro conhecimento coloca os homens acima de toda a lei”, que “todos os pecados cometidos são inocentes”, pois “o que quer que seja, está certo”, e “Deus não condena”. Representa os mais vis dos seres humanos como estando no Céu, e grandemente exaltados ali. … Multidões são levadas assim a crer que o desejo é a lei mais elevada, a libertinagem é liberdade, e que o homem é apenas responsável a si mesmo.

Com tal ensino dado logo ao princípio da vida, quando os impulsos são os mais fortes e mais urgente a necessidade de restrição própria e pureza, onde está a salvaguarda da virtude? … Ao mesmo tempo a anarquia procura varrer todas as leis, não somente as divinas mas também as humanas. …

Estudo da Natureza



Fala com a terra, e ela to ensinará. Jó 12:8.
A infância e juventude de Cristo foram passadas em circunstâncias humildes, em condições favoráveis ao desenvolvimento de uma constituição sã. Sua vida foi na maior parte passada ao ar livre. Ele bebia das puras correntes de água, e comia os frutos do pomar. Subia e descia os íngremes trilhos das montanhas, e passava pelas ruas de Nazaré enquanto ia de um lado para outro a caminho de casa para o trabalho e deste para casa.
 
Fruía os vários sons dos pássaros enquanto entoavam seus louvores ao Criador. Deleitava-Se na beleza das flores que esmaltavam os campos. Observava com alegria a glória do firmamento, o esplendor do Sol, da Lua e das estrelas, e contemplava com admiração o nascer e o pôr-do-sol. O livro da natureza achava-se aberto diante dEle, e fruía-lhe as delicadas lições.

 As montanhas eternas, o bosque de oliveiras, eram lugares prediletos de retiro aonde ia para comungar com o Pai. Ele era cheio de sabedoria divina, e mediante o estudo da natureza e pela meditação e comunhão com Deus, Suas faculdades espirituais foram fortalecidas.

O Redentor do mundo passava pelas colinas e montes, desde a grande planície ao vale da montanha. Deleitava-Se com o belo cenário da natureza. Eram-Lhe um encanto os campos revestidos de lindas flores, e o escutar as aves do céu, unindo Sua voz à delas em alegres cânticos de louvor. 

Na vida de Cristo, Sua infância e juventude, há uma lição para os jovens de hoje. Cristo é nosso exemplo, e na juventude devemos contemplar a Deus na natureza – estudar-Lhe o caráter na obra de Suas mãos. O espírito se robustece familiarizando-se com Deus, lendo-Lhe os atributos nas coisas que Ele fez. Ao contemplarmos a beleza e grandeza das obras do mundo natural, afeiçoamo-nos a Deus; e… 
Estudo da Natureza.

Enfrentou a Tentação com as Escrituras


Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Mat. 4:4.
Conquanto aparecesse [Satanás] como um anjo de luz, essas primeiras palavras traíam-lhe o caráter. “Se Tu és o Filho de Deus.” Aí está a insinuação de desconfiança. Desse Jesus ouvidos à sugestão de Satanás, e seria isso uma aceitação da dúvida. Se a confiança de Cristo em Deus fosse abalada, Satanás sabia que lhe caberia a vitória no conflito. Esperava que, sob o império do acabrunhamento e de extrema fome, Cristo perdesse a fé em Seu Pai, e operasse um milagre em Seu benefício.

Não foi sem luta que Jesus pôde escutar em silêncio o arquienganador. O Filho de Deus, no entanto, não devia provar Sua divindade a Satanás. Enfrentou o tentador com as palavras da Escritura. “Está escrito”, disse Ele, “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.” Em toda tentação, Sua arma de guerra era a Palavra de Deus.

Toda a Armadura de Deus



Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
 Efés. 6:11 e 12.

Não é seguro, quando vamos à batalha, lançar de lado nossas armas. É então que precisamos ser equipados com toda a armadura de Deus. Todas as peças são necessárias.

Conquanto Satanás procure constantemente cegar a mente dos cristãos para este fato, jamais se esqueçam eles de que não têm que lutar “contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” Efés. 6:12. …

Vida, vida em tudo em que pousava o olhar!



Disse Deus: Façamos o homem à Nossa imagem, conforme a Nossa semelhança. … Criou Deus, pois, o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:26.

Depois que a Terra foi criada, com sua vida animal, o Pai e o Filho levaram a cabo Seu propósito, planejado antes da queda de Satanás, de fazer o homem à Sua própria imagem. Eles tinham operado juntos na criação da Terra e de cada ser vivente sobre ela. E agora, disse Deus a Seu Filho: “Façamos o homem à Nossa imagem.” Gênesis 1:26.

Adão e Eva saíram das mãos de Seu Criador na perfeição de toda dotação física, mental e espiritual. Deus plantou para eles um jardim e circundou-os de tudo quanto era belo e atrativo aos olhos, e o que era exigido por suas necessidades físicas.

O Grande EU SOU



Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade Eu vos digo: antes que Abraão existisse, Eu sou. João 8:58.

EU SOU quer dizer uma presença eterna; o passado, o presente e o futuro são a mesma coisa para Deus. Ele vê os mais remotos acontecimentos da História passada, e o longínquo futuro com tão clara visão como vemos nós as coisas que ocorrem diariamente. Não sabemos o que se acha adiante de nós, e se o soubéssemos, isso não contribuiria para nosso bem eterno.

 Deus nos dá uma oportunidade de exercer fé e confiança no grande EU SOU. … Diz nosso Salvador: “Abraão, vosso Pai, exultou [“suspirou”, diz a versão Trinitariana] por ver o Meu dia, e viu, e alegrou-se”. João 8:56. Mil e quinhentos anos antes de Cristo deixar Sua veste real, Sua régia coroa, e abandonar Sua posição de honra nas cortes celestes, revestir-Se da humanidade e andar como homem entre os filhos dos homens, Abraão viu o Seu dia, e alegrou-se. “Disseram-Lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos e viste Abraão? Disse-lhes Jesus: Em verdade, em, verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, Eu sou.” 
João 8:57, 58.