Cristo nos chama para servir


  Quando o evangelho de João foi escrito, perto do fim do primeiro século, três grandes perigos ameaçavam a vida e a pureza da igreja cristã. O mais sério deles era o declínio da devoção. Outro era a heresia, particularmente o gnosticismo, que negava a realidade da encarnação e semeava a libertinagem. O terceiro grande perigo era o da perseguição.*

  Por causa do gnosticismo, João se referiu vez após outra ao fato de que Jesus veio como a viva expressão da mente, vontade e caráter do Pai. O evangelista apresentou o Salvador da humanidade como o Criador de todas as coisas, a Fonte da luz e da vida.


  Após a comissão de Jesus para sair e espalhar o evangelho, Ele disse: “Recebam o Espírito Santo” (Jo 20:22). Isso mostrou que a vida espiritual deles, assim como sua habilidade para o trabalho, seriam derivadas dEle e completamente dependentes dEle. Toda palavra de Cristo, recebida no coração pela fé, é acompanhada por esse fôlego divino descrito no verso 22. Sem isso, não existiria luz nem vida. Nada é visto, conhecido, discernido nem sentido da parte de Deus, exceto por meio da fé.

  Agora considere a frase “Paz seja com vocês!” (v. 21). Aqui, Jesus está nos confortando e estabelecendo o fato de que a paz é encontrada em Sua Palavra. Ele compreendia a intensidade do medo dos discípulos e os estava acalmando.

  Cristo nos chama para servir a Deus. Ele é nosso exemplo e Aquele em quem devemos nos concentrar e moldar nossa vida. Precisamos do Espírito Santo para fazer o trabalho de Deus. Realizar Sua obra pode ser assustador, mas Ele nos assegura que podemos colocar inteira confiança na Palavra de Deus. Podemos enfrentar perseguição como os primeiros discípulos, mas, quando dedicamos nossa vida a Deus, encontramos vitória nEle.